• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Oportunidades em Engenharia de Materiais no IPT com Bolsa da FAPESP

Duas vagas com bolsa FAPESP junto ao “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis” estão disponíveis no Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O projeto é coordenado pela professora Zehbour Panossian e as inscrições devem ser feitas até 20 de dezembro de 2018.

Uma das oportunidades é para jovem pesquisador, dentro da linha de pesquisa “Processamento e caracterização de compósitos termoplásticos reforçados para aplicações estruturais”. Além do diploma de doutor, é necessário que o candidato tenha pelo menos 12 meses de experiência comprovados em um centro de pesquisa de excelência internacional em Materiais Compósitos.

A outra oportunidade, de pós-doutorado, faz parte da linha de pesquisa “Modelagem através do método de elementos finitos da consolidação e estampagem a quente de materiais compósitos considerando as propriedades mecânicas e tensões de natureza térmica”. Para essa vaga também se exige diploma de doutor, além de pelo menos seis meses de experiência comprovados em um centro de pesquisa de excelência internacional em Materiais Compósitos.

As inscrições devem ser enviadas por meio do e-mail: lel@ipt.br, com o assunto “Candidatura para vaga de pós-doutorado”. Junto ao e-mail devem ser anexados uma carta de apresentação, curriculum vitae, cópia dos trabalhos publicados, o nome de pelo menos três referências para contato e uma cópia das publicações ou apresentações via pôster/apresentações em conferências.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2319 e www.fapesp.br/oportunidades/2437.

O candidato selecionado para a vaga de Jovem Pesquisador da FAPESP receberá bolsa no valor de R$ 8.152,20 mensais e isenta de imposto de renda, com duração de 24 meses. O projeto Jovem Pesquisador, selecionado e revisado por pares, poderá receber um Auxílio à Pesquisa, conforme descrito em www.fapesp.br/jp.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades. 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Microrganismos microscópicos em ambiente natural representando o papel biológico no equilíbrio climático e na mitigação do aquecimento global.
20 de outubro de 2025

Microrganismos e Mudanças Climáticas: o Poder Invisível na Mitigação do Aquecimento Global


Leia mais
Representação 3D do elemento químico sódio (Na) com símbolo da Tabela Periódica e blocos metálicos sobre fundo escuro, ilustrando pesquisas sobre baterias sólidas e novas tecnologias energéticas.
17 de outubro de 2025

Sódio: o rival promissor do lítio nas baterias do futuro


Leia mais
13 de outubro de 2025

Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Microrganismos e Mudanças Climáticas: o Poder Invisível na Mitigação do Aquecimento Global
  • Sódio: o rival promissor do lítio nas baterias do futuro
  • Resistência Antimicrobiana: o Desafio Científico que Desafia a Indústria Farmacêutica
  • Terras Raras, Lucro e Risco De Poluição
  • Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução
  • Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica