• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

OMRON Brasil anuncia laboratório de inovação tecnológica para desenvolvimento da Indústria 4.0 no país

Proof of Concept é mais uma ação inovadora da OMRON na indústria de automação junto com a aquisição global de US$ 157 milhões da norte-americana Microscan, concluída em outubro do ano passado. No Brasil, união da força de vendas com a OMRON alavancou em duas vezes os negócios da Microscan no país no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado

A OMRON, empresa global líder em automação industrial, anuncia o lançamento no Brasil do laboratório de inovação tecnológica Proof of Concept (PoC). Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no país, o PoC brasileiro conta com tecnologia de ponta para testar as últimas tendências em soluções integradas de automação industrial, incluindo robótica, redes industriais, segurança e controle de qualidade.

“A OMRON é reconhecida mundialmente por seu investimento em inovação impulsionada pelas necessidades sociais. Aumentar a segurança e eficiência na indústria são fatores cruciais para que nossos clientes se desenvolvam, sejam mais competitivos e se destaquem no mercado global. O conceito da Indústria 4.0 se apresenta como uma enorme oportunidade para o Brasil e o nosso laboratório Proof of Concept é mais uma forma de estimular este progresso”, destaca Carlos Neves, diretor da unidade de Automação Industrial da OMRON Brasil.

O Proof of Concept da OMRON está presente em países-chave entre os 117 em que a empresa possui operações. Por meio dele, a OMRON viabiliza testes e validações de sistemas que se comunicam em rede (EtherCAT, EtherNet/IP, OPC UA etc.), geram dados que ajudam na tomada de decisão e aplicações de inteligência artificial. Este processo minimiza riscos de falhas nas aplicações e garante o retorno do investimento em automação.

A estrutura do Proof of Concept da OMRON Brasil acomoda três células robotizadas capazes de trabalhar conectadas entre si no mesmo processo de fabricação ou separadas em aplicações independentes. “Esta flexibilidade é um elemento característico da Indústria 4.0. A partir da implementação das células robotizadas, as indústrias conseguem elevar a produtividade, reduzir custos e obter maior controle sobre o processo produtivo”, afirma o gerente de Marketing da OMRON Brasil, Edicley Machado.

Automatizadas 100% com produtos OMRON, as células são compostas por três robôs fixos desenvolvidos pela empresa: o Quattro 650H, o Viper 850 e o eCobra 800, além de um robô móvel colaborativo, o LD-90. O PoC da OMRON Brasil apresenta ainda uma integração completa da plataforma Sysmac, que reúne as tecnologias de automação industrial em um único software.

OMRON Microscan: união de força de vendas alavanca negócios no Brasil

Junto do lançamento do laboratório de inovação tecnológica Proof of Concept, outro movimento da OMRON que já mostra resultados é a aquisição global da Microscan, concluída em outubro do ano passado por US$ 157 milhões. No Brasil, onde a Omron conta com mais de 850 colaboradores em todas as suas divisões, a união da força de vendas das duas marcas resultou em um crescimento de 100% nas vendas de produtos Microscan no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano passado.

Com mais de 35 anos no mercado, a Microscan hoje opera com o nome OMRON Microscan e contribui com um rico portfólio de soluções para rastreamento e identificação. A aquisição permitiu à OMRON um ganho de 30% no mercado global de identificação automática e sistemas de visão no último ano. “A força da Microscan no mercado de identificação automática e sistemas de visão somado ao nosso investimento no Proof of Concept nos abrem grandes perspectivas para um crescimento acelerado no mundo todo e especialmente no Brasil. Redução de custos e desperdícios, automatização de processos críticos de fabricação e aumento de produtividade são as palavras que ditam a Indústria 4.0 e que queremos ajudar a incorporar à realidade brasileira”, finaliza Leandro Nicodemo, gerente Nacional de Vendas da OMRON Brasil.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais
Ilustração científica de materiais orgânicos com brilho quântico representando energia solar e coerência eletrônica.
22 de outubro de 2025

Revolução Quântica na Energia Solar: quando moléculas orgânicas desafiam as leis da física


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
  • Colunas de HPLC: o que o envelhecimento revela sobre a estabilidade dos métodos
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica