• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    O Papel da Fermentação na Indústria Farmacêutica

    Marcelo Pereira, Sales Manager Vaisala

    A fermentação é um processo crucial na produção de uma variedade de produtos na indústria farmacêutica, incluindo antibióticos, hormônios, vacinas e proteínas especializadas. Esse método envolve a conversão de materiais orgânicos em substâncias simples por meio da ação de micro-organismos. No centro desse processo estão a seleção da cepa correta e do meio de cultivo apropriado. As condições de fermentação precisam ser desenvolvidas e otimizadas ao longo da escalada de produção para maximizar a produtividade e reduzir a variação no rendimento do produto.

    A biotecnologia, especialmente a fermentação, está se tornando cada vez mais importante para a fabricação de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs). Existe uma necessidade crescente na indústria farmacêutica de padronizar e automatizar os processos para atender aos requisitos de qualidade consistente, acelerar os tempos de desenvolvimento e produção, aumentar os rendimentos e reduzir os custos.

     

    Aplicação da Fermentação

    A fermentação é um processo para cultivar materiais orgânicos que ocorre em várias fases e sob condições rigorosamente controladas. O primeiro passo é a preparação do inóculo para a cultura celular, escolhendo-se o micro-organismo adequado para produzir o produto desejado. Por exemplo, para a produção de penicilina, utiliza-se o Penicillium chrysogenum, e para a produção de ácido glutâmico, o Corynebacterium glutamicum é empregado.

    A cultura celular é adicionada a grandes recipientes conhecidos como tanques de fermentação ou fermentadores, que contêm o meio de processo. O meio é um fator importante no processo, sendo cuidadosamente selecionado para garantir que seja facilmente degradável pelos micro-organismos e para garantir a viabilidade das células. O regime de reação também é projetado para maximizar a produtividade do organismo de interesse, fornecendo condições ideais para o crescimento populacional.

    A reação de fermentação propriamente dita é lenta e pode levar vários dias. Durante a incubação, os nutrientes no meio (por exemplo, glicose) são consumidos à medida que a biomassa e o produto final são produzidos. A concentração dentro dos tanques é monitorada ao longo do tempo de reação para acompanhar o grau de fermentação e detectar o ponto final da reação. Isso é comumente alcançado por amostragem e testes laboratoriais, como medições de índice de refração.

     

    O produto da fermentação, conhecido como caldo de fermentação, é processado downstream por várias tecnologias para extrair, concentrar e purificar o produto principal ou IFA do caldo.

     

    Instrumentação e Instalação

    Refratômetros como por exemplo, o Pharma PR-43-PC da Vaisala K-PATENTS, fornecem medidas precisas e repetíveis do índice de refração ao longo do desenvolvimento e produção de um IFA.

    Em escala laboratorial, o refratômetro é usado como uma ferramenta PAT para a criação de perfis de fermentação. A correlação entre índice de refração e concentração de nutrientes no fermentador é uma ferramenta valiosa para operação em escalas maiores e para manter um meio viável para a incubação celular. O perfil de reação garante que o processo se comporte conforme projetado e é útil para identificar e investigar desvios.

    Em escalas piloto e completa, o refratômetro é instalado diretamente no tanque de fermentação para fornecer informações em tempo real sobre a taxa de conversão e o grau de fermentação. A medição contínua do refratômetro combinada com o perfil de fermentação ajuda a identificar o ponto final da reação e a necessidade de adição de nutrientes. A medição em linha reduz a amostragem e os testes laboratoriais.

    O refratômetro fornece sinais de saída Ethernet e 4-20 mA que podem ser conectados ao controlador de processo para controlar automaticamente as válvulas de alimentação para o fermentador.

    O refratômetro também é ideal para monitorar e controlar outras operações a montante, como diluição de xarope ou preparação de solução de nutrientes. O refratômetro é instalado diretamente no tanque ou em uma linha de bypass.

    Devido à sua tecnologia de sensor digital exclusiva, o refratômetro é preciso e não apresenta desvio na presença de bolhas ou partículas suspensas. O refratômetro é entregue calibrado de fábrica e não requer recalibração. Além disso, a verificação é facilmente realizada usando líquidos padrão de índice de refração.

    Quando muitos instrumentos são necessários, a Interface de Usuário Multicanal (MI) conecta até 4 refratômetros, reduzindo assim o custo do investimento. A MI fornece autenticação de usuário, registros eletrônicos, registro de dados, registro de eventos e trilha de auditoria, tudo em conformidade com os requisitos farmacêuticos.

     

    Para Marcelo Pereira, Sales Manager da Vaisala, este artigo destaca a importância da fermentação na produção de IFAs na indústria farmacêutica, bem como o papel fundamental do refratômetro na monitorização e controle eficazes do processo. A adoção dessas tecnologias e práticas contribui para garantir a qualidade consistente, reduzir custos e acelerar os tempos de produção, beneficiando assim a indústria farmacêutica como um todo.

     

    Sobre a Vaisala

    A Vaisala é líder global em medições climáticas, ambientais e industriais. Com mais de 85 anos desde sua fundação, a empresa é uma parceira confiável para clientes em todo o mundo, oferecendo uma gama abrangente de produtos e serviços inovadores de observação e medição. Com sede na Finlândia, a companhia emprega mais de 1.900 profissionais globalmente e está listada na bolsa de valores Nasdaq Helsinki. A Vaisala é também uma das poucas empresas que oferecem tecnologia em mais de um planeta: o Rover marciano Curiosity está equipado com sensores de pressão e umidade da Vaisala, para análise da superfície atmosférica de Marte. Para mais informações, visite https://www.vaisala.com/pt

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    17 de julho de 2025

    Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura sustentável


    Leia mais
    16 de julho de 2025

    Plataformas de receitas digitais têm os maiores índices de satisfação do cliente


    Leia mais
    15 de julho de 2025

    Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura sustentável
    • Plataformas de receitas digitais têm os maiores índices de satisfação do cliente
    • Água tipo II para aplicações laboratoriais com alto padrão de qualidade.
    • Projeto de lei que cria Estratégia Nacional de Saúde impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, afirma grupo FarmaBrasil
    • A nova linha de porcelanas da Perfecta já está disponível.
    • Pharma Learning Day 2025 – VEOLIA
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica