• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    O caminho para o carbono zero da Michelin 

    O Grupo Michelin caminha mundialmente para a meta de carbono zero até 2050. A estratégia ‘Tudo Sustentável’, que prevê o crescimento através do equilíbrio entre performance financeira, pessoas e planeta, tem ainda como meta de médio prazo a redução de 50% nas emissões das unidades industriais do grupo até 2030. No Brasil, as plantas fabris estão comprometidas com as medidas de eficiência energética e adotaram medidas que reduziram mais de 4 mil toneladas de emissão de CO2 em 2022.

     

    Na fábrica de Campo Grande, no Rio de Janeiro, a utilização de água de reuso economizou cerca de 76mil m³ de água comparado ao ano anterior; já em relação à energia térmica, as ações de redução de perda de calor e automação de processos foram responsáveis pela redução na emissão de mais de 200 toneladas de CO2 em 2022.

     

    Em outra frente, a unidade fabril de Resende, sul do estado do Rio de Janeiro, começou 2023 com o plantio de 2,5 mil mudas de árvores nativas para o reflorestamento de 1,5 hectare. A iniciativa vai retirar quase 360 toneladas de CO2 da atmosfera.

      “Estamos com uma responsabilidade coletiva nas mãos. É preciso enfrentar as alterações climáticas de forma decisiva. Na Michelin, tratamos desse assunto como urgência planetária, que exige ações efetivas no combate ao problema”, explica Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul.

     

    Logística responsável

    A Michelin tem desenvolvido em suas unidades da América do Sul o princípio da logística responsável. A meta é que o novo modelo de transporte de matérias-primas, entregas de produtos e armazenamento reduza em 15% as emissões de CO2 até 2030.

     

    Energia elétrica 100% renovável

    Todas as unidades fabris da Michelin no Brasil contam com energia elétrica 100% renovável proveniente do mercado livre de energia com certificação “I-REC”.  Durante o ano de 2021, a iniciativa neutralizou cerca de 50% da emissão de CO2 nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo comparando ao ano de 2019. Em 2022, a Michelin investiu na mesma iniciativa para a fábrica do Amazonas e também para as Usinas de Beneficiamento de borracha natural do Espírito Santo e da Bahia. A Michelin já possui 100% de energia elétrica renovável contratada para 2023 e 80% da energia necessária para 2024 e 2025. 

      

    Sobre a Michelin

    A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega mais de 132.200 pessoas em todo o mundo e dispõe de 67 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 167 milhões de pneus em 2022.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    8 de maio de 2025

    FCE PHARMA – ENCONTRE TODAS AS SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO EM UM ÚNICO LOCAL


    Leia mais
    8 de maio de 2025

    Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria na medicina


    Leia mais
    7 de maio de 2025

    Formulação de baixo custo diminui a dose e aumenta a eficácia de medicamento contra verminose


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • FCE PHARMA – ENCONTRE TODAS AS SOLUÇÕES PARA O SEU NEGÓCIO EM UM ÚNICO LOCAL
    • Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria na medicina
    • Formulação de baixo custo diminui a dose e aumenta a eficácia de medicamento contra verminose
    • SP lidera avanço de planos de saúde; RJ tem maior retração do país
    • Café fake: o barato que sai caro para consumidores e indústrias
    • Inteligência artificial revoluciona diagnósticos médicos e muda rotina de profissionais e pacientes
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica