Modularidade personalizável em balanças de laboratório é necessária para atender a necessidades específicas de um laboratório
Uma pesagem exata e precisa exige paciência e rigor; mesmo assim, diversas variáveis podem afetar a capacidade de pesar com precisão, como a localização da balança no laboratório e o ambiente em volta da balança. Portanto, uma balança deve ser adaptável às necessidades e situações específicas de um laboratório. Uma balança de laboratório totalmente personalizável é ideal para se alinhar às exigências exclusivas de cada laboratório para ajudar a maximizar a eficiência operacional e os resultados experimentais.
As balanças estão presentes em quase todos os fluxos de trabalho em laboratório, desde o preparo de reagentes e padrões até a calibração de pipetas mecânicas. A pesagem de alta precisão pode não ser necessária para todos os fluxos de trabalho, mas as balanças de alto desempenho são, no entanto, uma necessidade absoluta para aqueles que trabalham em laboratórios farmacêuticos, de P & D, de controle de qualidade e analíticos.
A pesagem precisa exige paciência e rigor, mas, mesmo assim, diversas variáveis podem afetar a capacidade de pesar com precisão, como a localização da balança no laboratório e o ambiente em volta da balança. Portanto, uma balança deve ser capaz de fornecer uma pesagem precisa de acordo com as condições específicas do laboratório.
Independentemente da ambientação de laboratório em que uma balança é usada, seja laboratório farmacêutico ou acadêmico, os requisitos de pesagem podem ser altamente individuais. Os laboratórios podem apresentar limitações onde sua balança pode ser colocada devido a restrições de espaço e podem ter seus próprios protocolos para pesagem e preparação de amostras. As balanças de laboratório, portanto, devem fornecer os resultados de pesagem mais confiáveis e repetitíveis dentro da ambientação exclusiva de cada laboratório.
A capacidade de selecionar hardware, acessórios, software e aplicativos para cada balança usada em um laboratório permite que os pesquisadores atendam às suas necessidades e situações específicas, minimizando os custos de pesquisa e maximizando o retorno sobre o investimento. A maioria das balanças, no entanto, vem com um conjunto fixo de especificações. A balança Cubis® II, com seu conjunto prático de componentes modulares, incluindo hardware, software, aplicativos e acessórios, oferece aos laboratórios o potencial para individualizar totalmente sua balança, permitindo fluxos de trabalho mais rápidos e mais eficientes e aplicativos de protocolo aprimorados.
Como a modularidade personalizável ajuda a atender às necessidades e situações específicas de um laboratório
A modularidade personalizável das balanças Cubis® II começa com o hardware; os clientes podem escolher entre 45 módulos de pesagem, duas interfaces de usuário e sete protetores contra correntes de ar. Dependendo das necessidades específicas de um laboratório, por exemplo, os módulos de pesagem podem ser ultra-micro ou micro, semi-micro ou analíticos, precisos ou de alta capacidade.
Ambas as interfaces de usuário permitem o controle via display touch e incluem aplicativos essenciais de pesagem. A interface de usuário avançada tem a capacidade de executar tarefas com QApps integrados, que são agrupados por tema em pacotes de acordo com a necessidade. Por exemplo, o pacote Pharma contém QApps especiais feitos para atender a todos os requisitos de conformidade a regulamentações, o que é de grande importância para os clientes do segmento farmacêutico. Os QApps são claramente estruturados e compactos, por isso são fáceis de testar e validar. Além disso, se os clientes tiverem necessidades especiais em relação aos seus POPs ou fluxos de trabalho, os desenvolvedores da Sartorius poderão modificar o software exatamente de acordo com as necessidades do cliente.
Além disso, para ajudar a melhorar a produtividade, a eficiência e a integridade dos dados no laboratório, a interface de usuário avançada permite a comunicação pelos protocolos padrão da Internet. Essa tecnologia de comunicação padronizada elimina erros manuais de transcrição de dados e aprimora a qualidade e a integridade dos dados, pois se comunica diretamente com sistemas de software externos, como o LIMS ou o ELN.
Atendendo às necessidades de um laboratório: posicionamento da balança e efeitos ambientais
Idealmente, as balanças devem ser posicionadas em áreas silenciosas, com temperatura controlada e livres de correntes de ar, e quanto mais precisa a balança, mais cuidados são necessários em seu posicionamento no laboratório. No entanto, as balanças são frequentemente colocadas em locais inacessíveis; em muitos, se não na maioria dos laboratórios, o espaço é limitado e os instrumentos devem ser colocados onde a existe lugar vago disponível. As balanças de alta resolução devem, portanto, ser capazes de operar com precisão nesses locais não ideais e devem poder informar ao usuário quando e como as condições de posicionamento estão afetando os resultados de pesagem.
Quase todas as variáveis físicas, como vibração, correntes de ar e pressão do ar, temperatura, umidade e eletricidade estática, podem afetar a precisão da pesagem com balanças de alta resolução. Devido ao seu design inteligente e à capacidade de monitorar influências ambientais e o status da balança por meio de um painel, a série de balanças de laboratório Cubis II garante o mais alto nível de exatidão e precisão de pesagem, independentemente do local em que a balança é colocada no laboratório.
Atendendo às necessidades de um laboratório: monitoramento do clima
Uma unidade de monitoração pode ser escolhida como acessório para a balança Cubis II que monitora ativamente a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade com sensores climáticos, e alerta os usuários para o potencial para que essas variáveis afetem seus resultados de pesagem.
Atendendo às necessidades de um laboratório: tecnologia inovadora de proteção contra correntes de ar
As proteções contra correntes de ar são projetadas para diminuir a influência da circulação de ar sobre as substâncias que estão sendo pesadas além de possibilitar a eliminação de eletricidade estática. Correntes e ar em movimento são detectadas por balanças altamente precisas. Mesmo as correntes de ar resultantes da pesagem de amostras aquecidas ou refrigeradas nos recipientes de pesagem podem causar erros nas suas medições. A força mecânica exercida pela eletricidade estática também é detectável em balanças analíticas com uma influência crescente nas balanças micro e ultramicro, e é a causa da instabilidade nas medições de pesagem. A estática pode se acumular em recipientes de pesagem (vidro e plástico tendem a promover estática), introduzidas pelo usuário operando a balança (por exemplo, arrastando as solas de sapatos em carpetes), a substância que está sendo pesada (geralmente por fricção em pós em condições de baixa umidade ), e até mesmo a superfície em que a balança é colocada.
Acessórios de eliminação de carga estática, como ionizadores de ar externos, podem ser adquiridos para dissipar cargas estáticas no ar ao redor da balança. No entanto, a inovadora tecnologia de proteção contra correntes de ar da balança Cubis II não apenas protege contra correntes de ar, mas também possui um acessório opcional para eliminar os efeitos da estática. Esta proteção contra correntes de ar opera abrindo suas portas de forma automática através de sensores, permitindo que o usuário abra as portas ou imprima com movimentos específicos da mão sobre o sensor infravermelho, incluindo um ionizador integrado para eliminar cargas estáticas em amostras e ou recipientes de amostra. Os vidros protetores da Cubis II possuem um revestimento especial para proteção extra contra acúmulo eletrostático, particularmente os que podem vir dos usuários.
Atendendo às necessidades de um laboratório: nivelamento automático e motorizado
Um dos fatores que afetam resultados precisos é o nivelamento da balança. Balanças modernas funcionam por compensação de força eletromagnética. Uma massa desconhecida colocada por sobre a balança é determinada através de calculos obtidos pela variação por ela causada em um campo magnético estabilizado e a quantidade de energia que é utilizada para promover a estabilização novamente no eletroímã da célula de carga que está em uma posição espacial específica. Como a localização espacial específica deve ser precisamente conhecida, as balanças devem ser niveladas com precisão, e qualquer variação do nível pode introduzir um erro sistemático. Balanças geralmente têm um indicador de nível e formas de corrigir o nível através de pés ajustáveis. No entanto, mudar a posição da balança na mesa, por exemplo para limpar, ou vibrações podem alterar o nível real, e fazer o nível pode ser um processo tedioso. A linha de balanças Cubis II resolve este problema com uma função de autonivelamento automático rápido e fácil, de forma motorizada, para simplificar o processo de preparar a balança para uso e mantê-la nivelada para obter resultados de pesagem mais precisos.
Conclusão
A família de balanças Cubis® II é o único portfólio premium, totalmente configurável e de alto desempenho de hardware e software de pesagem de laboratório. A balança de laboratório Cubis® II tem um pacote de hardware, software e conectividade totalmente personalizável que se alinhará às exigências exclusivas e aos requisitos de conformidade de cada laboratório para ajudar a maximizar a eficiência operacional e os resultados experimentais.