• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Mistura de óleos vegetais oferece opção perene e sustentável para a produção de bioplásticos

    A mistura dos óleos de linhaça e de castanha-do-pará modificada quimicamente é uma opção sustentável para a produção de biopolímeros plásticos. A conclusão é de estudo realizado na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (FC-Unesp), em Bauru, com apoio da FAPESP (projetos 24/02562-0, 21/02152-9, 21/14879-0, 24/00779-2 e 22/03489-0).

    Os resultados representam uma boa notícia para o mercado global de bioplásticos, para o qual há uma projeção de crescimento mundial de 400% entre 2022 e 2028. Essa rápida expansão faz com que haja necessidade de explorar novas matérias-primas sustentáveis e duráveis.

    Os óleos vegetais são boas opções nesse caso, pois são derivados de fontes biológicas renováveis e potencialmente biodegradáveis. No entanto, a utilização em larga escala desse tipo de produto na produção dos polímeros é dificultada pela sazonalidade e disponibilidade regional da matéria-prima.

    “Por essa razão, pesquisamos a viabilidade de utilizar misturas de óleos vegetais modificadas para obter polímeros com propriedades equivalentes aos produzidos a partir de óleos individuais, expandindo, assim, as possibilidades de aplicação desses recursos naturais”, conta à Agência FAPESP Gilbert Bannach, professor do Departamento de Química da FC-Unesp e coordenador do estudo.

    Para isso, os pesquisadores prepararam misturas de óleo de linhaça e de castanha-do-pará em diferentes proporções com o objetivo de obter um índice de iodo correlacionado ao de um óleo puro, no caso o de semente de uva. Esse índice é muito importante porque representa o tipo e a quantidade de duplas ligações nos ácidos graxos em um óleo vegetal, o que varia dependendo da fonte, do processo de extração e de fatores do meio ambiente, podendo ter um impacto significativo nas propriedades finais do polímero.

    As misturas foram modificadas por meio de processos químicos e, posteriormente, polimerizadas. A caracterização térmica e mecânica dos polímeros obtidos a partir das misturas revelou propriedades muito similares à dos derivados de um único óleo vegetal.

    “Dessa forma, ficou demonstrada a possibilidade de ajustar o índice de iodo, estabelecendo uma relação entre esse indicador e a composição da mistura, o que possibilita que elas substituam eficazmente os óleos puros em diversas aplicações, como a síntese de polímeros”, diz Bannach. “Assim, a indisponibilidade de um determinado óleo pode ser contornada pela utilização de misturas com propriedades equivalentes.”

    O artigo Linear dependence of iodine value on the mass fraction of vegetable oils: a new way to overcome seasonal challenges for renewable polymer manufacturing pode ser lido em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10965-024-04175-1.

    Matéria – Thais Szegö | Agência FAPESP 

    Imagem – As misturas foram modificadas por meio de processos químicos e, posteriormente, polimerizadas (crédito: Gabriel Iago dos Santos, Fernanda Barreto dos Santos e Caroline Gaglieri)

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    22 de maio de 2025

    Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias


    Leia mais
    21 de maio de 2025

    Setor de dispositivos médicos prevê alta de 15% nas vendas


    Leia mais
    20 de maio de 2025

    Ministérios da Agricultura do Brasil e da China se reúnem para discutir cooperação em biotecnologia agrícola


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Mistura de óleos vegetais oferece opção perene e sustentável para a produção de bioplásticos
    • Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
    • Setor de dispositivos médicos prevê alta de 15% nas vendas
    • Ministérios da Agricultura do Brasil e da China se reúnem para discutir cooperação em biotecnologia agrícola
    • CFM atualiza os critérios para o reconhecimento de novos procedimentos e terapias
    • Fabricante brasileira de ventiladores pulmonares quer aumentar presença no mercado norte-americano
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica