• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Melhorando os testes de cabelo para abuso de drogas

    Os laboratórios forenses poderiam se beneficiar de um novo método analítico simples e robusto para a triagem de rotina de amostras de cabelo para a presença de drogas ilícitas.

     Estabelecer a exposição de uma pessoa às drogas é um aspecto crucial dos testes forenses. Tradicionalmente, a “triagem toxicológica” geralmente é realizada em amostras de sangue ou urina. Mas, nos últimos anos, o teste do cabelo se tornou uma técnica bem estabelecida. Além de serem fáceis de coletar, as amostras de cabelo também podem fornecer informações sobre a exposição histórica de uma pessoa que pode se estender por vários meses antes.

     

    Além disso, nas últimas décadas, avanços notáveis na espectrometria de massa levaram a técnica a se estabelecer como o padrão ouro em análise forense de cabelo. No entanto, a tecnologia ainda não foi largamente adotada para a ampla triagem preliminar de amostras, que ainda é bastante baseada em ensaios baseados em anticorpos.

     

    Uma nova abordagem instrumental

    Em um novo estudo, publicado no Journal of Chromatography B, os cientistas testam uma nova abordagem de espectrometria de massa que foi desenvolvida recentemente para a análise de rotina de drogas de abuso aplicadas à triagem toxicológica de cabelo.

     

    Os pesquisadores realizaram o novo procedimento instrumental baseado em UHPLC-Ion Trap-MS e envolvendo um pré-tratamento simples de amostras de cabelo em ácido durante a noite, seguido por injeção direta após a neutralização. Em paralelo, eles analisaram todas as amostras comparando comas técnicas de espectrometria de massa de rotina que já estavam estabelecidas em seu laboratório. Eles descobriram que o novo método tinha limites de detecção variando entre 0,01 e 0,09 ng / mg de matriz capilar para um painel de 16 drogas de abuso (exceto para MDA, morfina, 6-MAM e norketamina).

     

    Bom desempenho analítico

    Os pesquisadores primeiro testaram 40 amostras de cabelo coletadas de voluntários sem histórico de abuso de drogas, não detectando falsos positivos. Eles então avaliaram 968 amostras reais de cabelo de casos forenses, descobrindo que o novo método correspondia bem aos resultados obtidos no procedimento de rotina em termos de amostras positivas e negativas.

     

    Finalmente, os pesquisadores analisaram 12 amostras de teste de proficiência, descobrindo que o novo método não se limitava apenas à triagem de drogas comuns de abuso, mas também podia testar com sucesso novas substâncias psicoativas, incluindo fentanil e catinonas. A equipe usou um sistema de purificação de água de laboratório ELGA PURELAB® para obter a água ultrapura usada em seus experimentos, minimizando o risco de adição de contaminantes que pudessem afetar seus resultados.

     

    Uma técnica simples e robusta

     Este estudo demonstra a utilidade de uma nova abordagem de espectrometria de massa para triagem toxicológica qualitativa aplicada à análise de cabelo em um contexto de rotina. Os resultados mostram que é possível obter informações sensíveis e confiáveis por meio do procedimento, o que foi confirmado por meio de um comparativo ao método de teste validado.

     

    A precisão desta ferramenta analítica foi verificada posteriormente através da análise de amostras de teste que continham não apenas narcóticos tradicionais, mas também algumas das chamadas novas substâncias psicoativas. O sistema também provou ser muito robusto, não mostrando necessidade de qualquer reparo, mesmo após 5.000 injeções de amostra. O novo procedimento pode fornecer aos laboratórios forenses uma alternativa simples e robusta de alto rendimento aos testes baseados em anticorpos para a ampla triagem toxicológica preliminar de amostras de cabelo.

     

    Por que escolher o ELGA LabWater?

    Na ELGA LabWater, nossos engenheiros, químicos e cientistas especializados estão na vanguarda da inovação tecnológica. Eles continuam a introduzir recursos revolucionários para o mercado de água de laboratório.

     

    …

     

    Sobre a Veolia

    O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de  171000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

     

    Em 2018, o grupo Veolia trouxe água potável para 95 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu cerca de 56 milhões de megawatt/hora e valorizou 49 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2018 um faturamento consolidado de 25,91 bilhões de euros. www.veolia.com

     

    Veolia Water Technologies Brasil –  Media Relations

    Rafaela Rodrigues

    Tel.+ 55 11 3888-8782

    rafaela.rodrigues@veolia.com

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    22 de maio de 2023

    Otimize seus processos de conexão e desconexão asséptica com a Sartorius


    Leia mais
    7 de maio de 2023

    Maximize a eficiência na filtração Single-Use em larga escala com menos esforço


    Leia mais
    26 de abril de 2023

    Purelab Chorus 2+: Uma solução completa para o laboratório


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica