• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Manual orienta indústria como reduzir perda de pellets plásticos

Além de diminuir os prejuízos financeiros, a medida também contribuiu para que material não migre para o meio ambiente, como rios e mares

Auxiliar a cadeia produtiva do plástico, empresas transportadoras, operadores logísticos e empresas de atendimento a eventuais emergências durante o transporte, a reduzirem significativamente a perda de pellets plásticos, impedindo que eles cheguem em lugares em que não há controle, como rios e mares. Essa é a proposta do Manual Perda Zero de Pellets, desenvolvido pela parceria entre o Instituto Oceanográfico da USP e Plastivida, com a participação da Associação da Indústria do Plástico (ABIPLAST) – que é signatária do Fórum Setorial dos Plásticos Por um Mar Limpo. O documento, que também traz orientações para o atendimento a emergências durante o manuseio, armazenagem e transporte do material, está disponível no site http://www.porummarlimpo.org.br.

A publicação foi idealizada e elaborada com base no Programa Internacional Operation Clean Sweep® (OCS) e teve a participação do Fórum Setorial dos Plásticos Por um Mar Limpo, que conta com cerca de 15 instituições, empresas e Sindicatos como signatárias, tendo como objetivo conhecer a fundo a questão do lixo nos mares e promover soluções para o problema.

O documento apresenta ainda uma análise detalhada, mapeamento e entendimento dos diferentes processos de eventuais perdas desses materiais no ambiente, considerando toda a cadeia produtiva do País, e apresenta uma série de orientações para mitigar o problema. Além do viés ambiental, o manual verifica ser importante considerar os prejuízos financeiros que essa perda acarreta às empresas.

A ABIPLAST é signatária desde 2014 da Operation Clean Sweep® (OCS), um programa de gestão ambiental criado pela Society Plastics Industry – SPI (atual Plastics) que vem sendo implementado por quase 200 empresas norte-americanas e aproximadamente dez organizações internacionais do setor ao redor do mundo, para prevenção de poluição de rios, lagos e oceanos. Uma das iniciativas desenvolvidas pela entidade é a promoção dos conceitos da OCS nas indústrias transformadoras de plásticos em operações de manuseio de grânulos visando à perda zero desse material.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Cientistas em laboratório moderno analisando dados no computador e no microscópio, com tubos de ensaio, representando controle de qualidade analítico.
6 de novembro de 2025

A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco


Leia mais
profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco
  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica