• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Laboratório de ensaios em compatibilidade eletromagnética, wireless e dispositivos IoT da TÜV Rheinland recebe acreditação da Anatel

Reconhecimento da Agência de Telecomunicações confirma a qualidade e capacidade técnica do centro de testes

Recentemente inaugurado em São Paulo e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o Laboratório de EMC (Compatibilidade Eletromagnética), Wireless e Dispositivos IoT (Internet das Coisas) da TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, acaba de receber sua segunda acreditação, agora da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com esta nova aprovação, o Laboratório eleva seu escopo e passa a realizar testes exigidos também por resoluções da agência de telecomunicações.

A resistência a perturbações eletromagnéticas; imunidade a variações e interrupções rápidas de tensão; e imunidade a campos magnéticos são exemplos de novos ensaios em equipamento de Tecnologia da Informação, telecomunicação, eletroeletrônicos, fontes de alimentação e carregadores de baterias, entre outros, que são exigidos pela Anatel e que passam a ser executados pelo laboratório.

“Embora já estivesse acreditado pela CGCRE/Inmetro, a autorização da Anatel é também muito importante e chancela a qualidade e capacidade técnica do nosso laboratório, que está em plena operação com todos os relatórios para fins de certificação oficialmente aceitos pelas autoridades”, afirma Mariano Mercado, Gerente Geral de Certificações na TÜV Rheinland.

Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, o novo laboratório é o único na cidade de São Paulo a estar ligado a uma certificadora e possui reconhecimento internacional pela infraestrutura tecnológica de ponta.  Atualmente, o market share da TÜV Rheinland Brasil na certificação de dispositivos IoT é de 5% e, com este investimento, a expectativa é que a participação de mercado alcance 20% nos próximos três anos.

O grupo TÜV Rheinland possui estrutura para atendimento das demandas de Wireless/IoT global, em que os investimentos chegam aos 50 milhões de euros. Além do laboratório inaugurado, em São Paulo, a TÜV Rheinland possui labs dedicados a estas tecnologias em vários países como Estados Unidos, Suécia, Japão, China e Índia, todos com equipamentos de última geração.

O novo laboratório paulistano está preparado para realizar os ensaios de compatibilidade e de interferência eletromagnética em equipamentos eletromédicos com tecnologia embarcada; produtos de tecnologia da informação e de telecomunicações; equipamentos para telemetria e controles de acesso e máquinas com eletrônica embarcada.

Quando um produto elétrico ou eletrônico está em conformidade com suas especificações técnicas e requisitos normativos, ele não provoca interferências em outros equipamentos e nem em si próprio, bem como atende aos níveis de imunidade estipulados. “Muitos dos produtos aptos a serem testados no laboratório precisam ser certificados e homologados pela Anatel. Como a primeira certificadora designada pela agência no Brasil, a TÜV Rheinland possui expertise e, agora, uma infraestrutura laboratorial que garante a precisão e a efetividade da emissão dos certificados e das avaliações dos produtos”, explica Dalmo Macedo Terra, Coordenador Técnico do Laboratório da TÜV Rheinland.

O aumento da demanda por testes de produtos IoT, que a cada dia estão mais presentes no cotidiano das pessoas em veículos, residências, hospitais e empresas em geral, aliado à falta de um centro de testes especializado ligado a uma certificadora levaram a TÜV Rheinland a investir no novo Laboratório em São Paulo.

“Temos uma expectativa de alta demanda de testes destes equipamentos, que tendem a aumentar sua participação no dia a dia das pessoas. Neste sentido, o investimento em uma estrutura laboratorial foi providencial”, afirma Igor Martins, Analista Comercial da TÜV Rheinland.

O novo laboratório se alia a uma estrutura laboratorial de EMC internacional da TÜV Rheinland, que amplia o atendimento dos mais diferentes mercados, escopos e necessidades.

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica