fbpx

ITAL promove curso de Cálculo de Processos Térmicos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), promoverá no mês de agosto o curso de Cálculo de Processos Térmicos. As aulas serão nos dias 22, 23 e 24 na sede do Instituto em Campinas e o público-alvo são profissionais atuantes na área de processamento térmico de alimentos.

O curso abordará a avaliação de processos de esterilização e pasteurização em relação à segurança microbiológica dos alimentos. “Nosso objetivo é apresentar as ferramentas adequadas para o correto dimensionamento e para a avaliação de processos térmicos assépticos e convencionais”, afirma Maria Isabel Berto, Diretora do GEPC.

A Diretora lembra que todos os produtos esterilizados devem passar por processo térmico suficiente para eliminar os micro-organismos patógenos e deteriorantes que poderiam gerar intoxicações ou alterar o produto na temperatura ambiente. Por essa razão, esses produtos têm prazo de validade estendido, fato observado, por exemplo, no caso do leite esterilizado, que tem maior durabilidade do que um leite pasteurizado, que requer refrigeração para a sua conservação.

As inscrições podem ser feitas direto no website: http://www.ital.sp.gov.br/gepc/, até o dia 18 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: gepc@ital.sp.gov.br, ou ainda pelo telefone: (19) 3743-1834.

O ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atualmente é a única instituição na América do Sul reconhecida pelo FDA (Food and Drug Administration) para realizar treinamento específico nessa área. “Nosso expertise é pesquisa e inovação em processos térmicos, visando a segurança do alimento que chega à mesa do consumidor”, finaliza Maria Isabel.


 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Honeywell lança linha de filme de barreira termoformável para embalagens farmacêuticas no Brasil

Nova linha de filmes de barreira com custo mais efetivo atende às necessidades da indústria por produção e entrega mais rápidas.   — A Honeywell

Contra cross-linking de cápsulas gelatinosas, GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma

Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos, maior estabilidade, ou

Energia renovável: especialistas debatem o futuro do petróleo e as melhores alternativas energéticas

Foto de capa: ©Fotolia, TimSiegert-batcam A dependência do desenvolvimento do mundo baseado nos combustíveis fósseis tem dias contados, segundo especialistas participantes do terceiro episódio do

Sustentabilidade e desenvolvimento: Braskem e Earth Animal ampliam uso de embalagens de Plástico Verde

Mais de 150 marcas no mundo já usam plástico de origem renovável em embalagens O plástico é hoje um dos principais agressores do meio ambiente:

24ª edição da FCE Cosmetique mostra ao mercado produtos veganos e protetor,criado a partir do DNA, para asiáticos

A próxima edição daFCE Cosmetique já começa na próxima terça-feira (21), e apresentará as principais tendências e lançamentos para os setores cosméticos e farmacêuticos, com

Seções
Fechar Menu