• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Integridade de medicamentos é garantida através de estudo de mapeamento térmico de rotas

Nova ferramenta oferece maior segurança com relação à temperatura e umidade estabelecidos pelo órgão regulador

O Brasil está entre os dez países que mais consomem medicamentos no mundo, segundo o Conselho Federal de Farmácia, estima-se que a cada 3.300 habitantes exista uma farmácia ou drogaria, destacou o Conselho Nacional de Saúde. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no webinar de “Orientações sobre Cuidados de Conservação de Medicamentos” realizado em 16/05/2019  que as consideradas “carga seca”, ou seja, medicamentos que devem ser mantidos de 15°C a 30°C, não devem ultrapassar a temperatura permitida, pois a exposição ao calor pode comprometer o produto. O ideal é que seja transportado e armazenado sempre de acordo com as condições previstas em bula.

Pensando em intensificar o controle das operações e preservar a integridade do produto farmacêutico, a Anvisa publicou a RDC 304/2019 que estabelece boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. O novo Marco Regulatório da Saúde entrará em vigor em março de 2020 e exige adequações especialmente com relação ao controle de temperatura e umidade.

Essas mudanças regulatórias tem como objetivo garantir a entrega de um produto confiável ao paciente. Considerando todos os nós logísticos que podem afetar adversamente os medicamentos, o Grupo Polar, através do Laboratório Valida, desenvolveu a ferramenta de mapeamento térmico de rotas para que todo risco da carga seja calculado, previsto e mitigado. “O mapeamento de rotas é o recurso mais inteligente para gerar conhecimento e medidas adequadas, com viabilidade econômica para cada operação logística. Nosso time avalia cada etapa do processo, sugerindo medidas cabíveis e viáveis para cada desafio encontrado. Só é possível escolher a solução de forma assertiva quando se conhece o perfil térmico de cada rota”, afirmou Liana Montemor, Gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain.

 

Sobre Grupo Polar

O Grupo Polar tem compromisso com a vida. Afinal, para uma empresa pioneira no que faz, revolucionar é fazer a diferença na vida das pessoas. Há quase 20 anos oferecendo soluções completas em todos os elos da cadeia fria, foi a primeira a desenvolver elementos refrigerantes, qualificar embalagens, ambientes, equipamentos e frotas. Além de possuir equipamentos de monitoramento. Integra verticalmente todas as atividades desenvolvidas pelas empresas Polar Técnica, Cibragel, Valida e a loja virtual polarstore.com.br Vencedor do Prêmio Sindusfarma de Qualidade por quatro vezes na categoria “Prestadores de Serviços – Soluções para Cadeia Fria” e também a única empresa do setor a ter a recertificação ISO 9001:2015.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Microrganismos microscópicos em ambiente natural representando o papel biológico no equilíbrio climático e na mitigação do aquecimento global.
20 de outubro de 2025

Microrganismos e Mudanças Climáticas: o Poder Invisível na Mitigação do Aquecimento Global


Leia mais
Representação 3D do elemento químico sódio (Na) com símbolo da Tabela Periódica e blocos metálicos sobre fundo escuro, ilustrando pesquisas sobre baterias sólidas e novas tecnologias energéticas.
17 de outubro de 2025

Sódio: o rival promissor do lítio nas baterias do futuro


Leia mais
13 de outubro de 2025

Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Microrganismos e Mudanças Climáticas: o Poder Invisível na Mitigação do Aquecimento Global
  • Sódio: o rival promissor do lítio nas baterias do futuro
  • Resistência Antimicrobiana: o Desafio Científico que Desafia a Indústria Farmacêutica
  • Terras Raras, Lucro e Risco De Poluição
  • Microplásticos: o desafio invisível e como a química está reinventando a solução
  • Nobel de Química 2025 reconhece os pioneiros dos MOFs e a consolidação da química reticular
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica