• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Instituto Nacional de Metrologia dos EUA premia pesquisador do Inmetro

O Artefato do MML Accolade de 2019 representa a importância prática da matemática nas realizações do MML e em sua conexão com a sociedade. As engrenagens logarítmicas rotativas duplas simbolizam o movimento e o trabalho coletivo. As engrenagens foram impressas em 3D e as bases de madeira suspensas foram criadas por Matt Staymates do MML.

O pesquisador da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia, Werickson Rocha, foi o vencedor do MML Accolade 2019, premiação oferecida pelo Laboratório de Medição de Materiais (MML) do Nist, órgão congênere ao Inmetro nos Estados Unidos, a pessoas e equipes que realizam trabalho exemplar em áreas de interesse estratégico da unidade. É a primeira vez que um pesquisador do Inmetro ganha o prêmio.

Rocha venceu a categoria Parcerias Estratégicas, por ter estabelecido uma equipe mutidisciplinar, formada por pessoas de cinco países, para realizar pesquisas de metrologia em diferentes áreas. O projeto envolveu representantes do Inmetro, do Nist e de várias universidades europeias, que além de receberem alunos, ministraram cursos em diversas instituições de ensino e pesquisa.

O programa proporcionou uma oportunidade para intercâmbio científico e colaboração futura entre todos os participantes e permitiu o aprimoramento das capacidades das instituições envolvidas nas principais áreas programáticas metrológicas e de análise de dados. “As ações permitiram que organizações dos diferentes países participantes trabalhassem juntas, desenvolvendo, compartilhando e transferindo as melhores práticas e abordagens inovadoras nos campos da metabolômica, petroleômica, metalômica clínica, metrologia para padrões de pH, alimentos e segurança e autenticação de produtos naturais”, explicou o pesquisador. As atividades realizadas estão alinhadas com as missões do Nist e do Inmetro na promoção da inovação e da competitividade industrial.

Equipe multidisciplinar envolvida no projeto premiado

Equipe multidisciplinar envolvida no projeto premiado

O trabalho resultou em avanços importantes em cinco projetos do Nist e do Inmetro: 1 – Alimentos e produtos agrícolas: caracterização e autenticação; 2 – Petroleômica: Avaliação da adequação de combustíveis alternativos; 3 – Avanços nas medições de pH para aplicações no mundo real; 4 – Metalômica Clínica e Especiação Química em Sistemas Biológicos; 5 – Ferramentas de qualidade de dados para diagnóstico metabólico e clínico.

Dessa forma, essas ferramentas e conhecimento gerados já estão sendo implantadas no Brasil por meio da atuação do Inmetro como suporte às atividades científicas e industriais. O conhecimento obtido no projeto denominado petroleômica poderá ser aplicado, por exemplo, na interpretação de big data para dar insights ao desenvolvimento da produção de óleo e gás no pré-sal.

“Ao descrever os desafios e as realizações da colaboração esperamos que o conhecimento e a experiência adquiridos beneficiem outros institutos e universidades envolvidos em projetos de transferência de tecnologia. Além disso, os estudantes e pesquisadores podem usar o conhecimento obtido nessa cooperação para aumentar a aplicação da metrologia em seus países”, avaliou Werickson.

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica