• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Grupo Polar lança Mapeamento Térmico de Rotas para atender à RDC 304 da Anvisa

Nova ferramenta avalia cenários para aplicar soluções durante o período de transitoriedade da lei

O setor de logística farmacêutica está passando por grandes mudanças com a implementação da RDC 304/2019 sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos. Este importante marco regulatório definido pela Anvisa exige maior regularização com relação ao controle e monitoramento da temperatura e umidade para integridade das cargas.

Pensando na solução mais adequada para o cumprimento da nova norma, o Grupo Polar através do laboratório Valida, lançou a ferramenta de Mapeamento Térmico de Rotas que prevê os cenários de risco da carga. Através de uma análise crítica das rotas, é possível conhecer o cenário atual da cadeia de distribuição, entendendo as variações térmicas do modal utilizado no transporte e propondo soluções na medida de cada desafio a ser mitigado.

Com o estudo de monitoramento de rotas são oferecidos muitos benefícios, dentre eles:

– Adequar-se aos novos requerimentos normativos;

– Conhecer as suas rotas e todo o processo real na cadeia de distribuição;

– Avaliar os pontos críticos por meio de aquisição de dados, possibilitando buscar novas soluções ativas e/ou passivas para cada cenário encontrado;

– Aplicar soluções corretas caso a caso a fim de suportar as variações de cada rota, bem como adotar medidas preventivas que impactem na manutenção da qualidade do medicamento;

– Otimizar seus processos, tornar as soluções viáveis técnica e operacionalmente, e reduzir custos;

Para isso, uma avaliação crítica dos riscos inerentes a distribuição deve ser avaliado, bem como as rotas dos piores casos. Informações como temperaturas extremas, duração do transporte, modal, conexões e cross docking, barreiras fiscais, procedimentos de recebimento da carga, estações do ano, entre outras variáveis relevantes, são levadas em consideração.

A normativa da Anvisa estará vigente a partir de março de 2020, no entanto, as empresas precisarão apresentar suas ações corretivas para o alcance do requerido no artigo 64 da RDC, que prevê o monitoramento e o controle de temperatura e umidade dos medicamentos. O prazo de transitoriedade de um ano, previsto para este artigo, é exatamente o tempo que a Agência Regulatória propõe para a adequação da norma. E o mapeamento das rotas é o primeiro passo essencialmente para tornar viável e assertiva a implementação da logística de temperatura controlada!

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica