• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Gestão de resíduos industriais: coprocessamento ocupa lugar central para transformar problema em oportunidade

    Há anos, a Fundação Proamb vem atuando para conscientizar, principalmente por meio da Fiema Brasil, sobre os desafios que a sociedade tem em gerir os resíduos industriais e urbanos.

    Na última edição da feira, em 2018, a pauta se transformou no 1º Seminário Internacional de Resíduos Industriais e Urbanos. Desse emblemático encontro, foi criado um grupo de estudos com a participação de representantes da sociedade local e de especialistas de Portugal e da Finlândia para a elaboração de uma proposta de um Plano Estadual de Resíduos para o Rio Grande do Sul.

     

    O objetivo foi transformar o “problema” resíduo em oportunidade para o desenvolvimento – para se ter uma ideia, com apenas 14% das 275 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados por ano no Estado seria possível gerar energia elétrica para suprir toda a demanda do Rio Grande do Sul.

    Neste sentido, o coprocessamento é uma das técnicas centrais na melhor gestão dos resíduos, pois os transforma em energia térmica sem gerar passivos ambientais. A Proamb é pioneira, no Estado, do know how envolvendo o coprocessamento e mantém uma planta em Nova Santa Rita que transforma 5.000 ton/mês de resíduos industriais em Combustível Derivado de Resíduo (CDR) – usado, principalmente, nos fornos de cimenteiras. Além de ambientalmente correto, o coprocessamento cria um novo ciclo econômico virtuoso, gerando empregos e desenvolvimento tecnológico.

    A partir de sua capacidade vanguardista, a Proamb já pensa em ampliar a capacidade de sua planta de coprocessamento para produzir energia elétrica. É um processo longo, mas que pode ser implantado aos poucos, mesmo que, atualmente, o aterro ainda seja a forma mais procurada para lidar com os resíduos. No Brasil, 55% das sobras são destinadas a aterros adequados, enquanto o restante vai para lixões.

    Pela grande quantidade de resíduos gerados pela sociedade, ainda é um modelo que esgota rapidamente a capacidade dos aterros, agravando os impactos para o meio ambiente. Outra questão é que eles estão rareando e sendo construídos cada vez mais longes das cidades, encarecendo todo o processo – da coleta à armazenagem, passando pelo transporte e pelas taxas cobradas pelos municípios para controlá-los.

    Aproveitar melhor a matéria-prima, para que origine novos produtos a partir da reciclagem – com a devida separação na fonte geradora para manter a qualidade do produto final –, e o processo da logística reversa, com a indústria compartilhando a reponsabilidade do destino final de seus produtos, também são formas de gerir a questão dos resíduos de forma consciente.

    Durante a Fiema Brasil 2020, dentro dos eventos do FiemaCon, o 2º Seminário Internacional de Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos, esses assuntos serão aprofundados e atualizados por especialistas e profissionais de destaque no setor, que compartilharão seus conhecimentos com os participantes.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    10 de julho de 2025

    Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil


    Leia mais
    8 de julho de 2025

    Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados


    Leia mais
    7 de julho de 2025

    Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Rede internacional de materiais biológicos terá primeiro polo no Brasil
    • Indústria química divulga posicionamento em defesa da elevação de tarifas para frear surto de importados
    • Secas podem reduzir valor calórico do néctar das flores em até 95%, aponta estudo
    • Pedalar fortalece músculos, melhora sono e em áreas verdes pode trazer mais bem-estar mental
    • α-Copaeno é um repelente potente do inseto transmissor do greening em citros
    • Manejo eficiente pode reduzir emissões de óxido nitroso no setor sucroenergético
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica