• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Fundação CERTI completa 39 anos tendo na sua trajetória mais de mil projetos de inovação

A Fundação CERTI, principal hub de tecnologia e empreendedorismo de Santa Catarina e com atuação nacional, completa 39 anos nesta terça-feira, 31 de outubro, apresentando muitos motivos para comemorar. A CERTI é uma instituição independente que  tem mais de 400 funcionários diretos e nessa trajetória foram atendidos mais de 12 mil clientes, incubou e  acelerou  mais de 800 startups e foi responsável por  mais de 1000 projetos de inovação e tecnologia. No ano passado, houve um crescimento de 60% na contratação de projetos, em relação ao ano anterior.

Com atuação nacional e internacional, com clientes como Petrobras, Embraer, Siemens, WEG, Celesc, ENEL, Lenovo e SEBRAE, a fundação opera como uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporcionam soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Hoje, a CERTI está à frente de quase 100 projetos, que envolvem temas como indústria 4.0, economia verde, empreendedorismo, energia e transformação digital. Além de projetos tecnológicos de vanguarda no tema de transição energética e descarbonização, a atuação em empreendedorismo tem ajudado na qualificação acelerada de startups.  Programas de incentivo a startups, como o Arena CELTA e a Jornada Amazônia, colocam o expertise da CERTI na geração de oportunidades de utilização de cadeias sustentáveis da floresta, evitando o desmatamento e preservando o clima.  Recentemente, foram selecionadas 73 startups  pelo Sinapse,  sendo destinados R$ 4,9 milhões para pré-incubação,  a muitas dessas  pessoas físicas que estão fazendo seu CNPJ, isso somente para projetos da região atendida pela Jornada Amazônia. 

“O propósito da CERTI é contribuir de forma relevante para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento sustentável, por meio de um consistente e dinâmico ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Esse ano temos muitas conquistas para comemorar, a mais recente foi o reconhecimento da Petrobras por meio do  Prêmio Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, isso significa que nosso trabalho é referência “, afirma o superintendente de Negócios, Laércio Aniceto Silva. 

A CERTI opera, ainda, em Florianópolis, o LABFaber, um laboratório-fábrica referência na utilização de tecnologias da indústria 4.0, focado na redução de custos e aumento da  qualidade e produtividade e digitalização dos processos fabris. Criou em 1986 a primeira incubadora de empresas no Brasil: o CELTA, hoje uma das maiores e mais bem sucedidas da América Latina, tendo no portfólio empresas como Intelbras, WEG e RD,  E viabilizou o primeiro Parque Tecnológico Brasileiro: o Parque Tecnológico Alpha, que serviu de inspiração para a CERTI desenvolver o projeto e apoiar a estruturação do Sapiens Parque, um dos principais ambientes de inovação do Brasil. 

No ano passado a CERTI criou um programa de pré-incubação  de startups, o Arena CELTA.  O programa faz o desenvolvimento acelerado de negócios, por meio de quatro rounds sequenciais de mentorias com as feras do ecossistema de Florianópolis e processos de capacitação em que as startups são desafiadas na busca pela inovação, expansão e crescimento. 

Desde 2014, a CERTI é uma unidade EMBRAPII credenciada para atuar na área de competência de Sistemas Inteligentes e mais três subáreas: Sistemas Mecatrônicos, Software para Sistemas Inteligentes e Sistemas de Manufatura, possibilitando que, ao realizar projetos de inovação para empresas, o orçamento  tenha até 1/3 do seu valor subvencionado financeiramente.

A operação da Fundação está também em outros estados, como a CERTI Amazônia que  desenvolve projetos de software e hardware e gerou aumento da competitividade de diversas empresas, além de contribuir com a melhoria do ecossistema de empreendedorismo do Amazonas. 

  Por meio do Instituto CERTI Sapientia o foco é o desenvolvimento tecnológico e científico de projetos inovadores para instituições do setor público e de grande relevância socioambiental e econômica para a sociedade brasileira. Nesse nicho de mercado a CERTI  desenvolve projetos para transformação digital do setor elétrico e projetos com recursos da Lei de Informática.

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica