• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Freitag Laboratórios revela mitos e verdades sobre o armazenamento de alimentos em frigoríficos e geladeiras

Armazenar alimentos em frigoríficos e geladeiras de forma incorreta também pode causar contaminação. Quem explica é o Coordenador de Microbiologia do Freitag Laboratórios, Flávio Theilacker. O especialista afirma que microrganismos psicrófilos, responsáveis pela contaminação, crescem em baixas temperaturas, podendo se desenvolver nesse ambiente. “Para que isso não ocorra, eles devem estar armazenados devidamente e isolados uns dos outros. Se forem lacrados, fica mais difícil de acontecer”.

Segundo o coordenador do Freitag Laboratórios, caso a embalagem seja violada pode haver a chamada contaminação cruzada, ou seja, se um alimento estiver contaminado e entrar em contato com outro, ocasionará em uma nova contaminação.

Com isso, uma série de viroses e doenças podem ser acarretadas, como as DCAs (Doenças Causadas por Alimentos), que são ainda mais severas em pacientes imunocomprometidos, idosos e crianças.

Para evitar riscos, o Flávio Theilacker ressalta que que há uma regra para o armazenamento para cada tipo de alimento. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas com todos eles. A primeira delas é respeitar as instruções contidas na embalagem do produto. “Por exemplo, produtos enlatados são armazenados em prateleiras e após aberto o armazenamento deve ser feito em local refrigerado”, explica.

No caso do armazenamento industrial, é preciso ter controle de temperatura. Geralmente a manipulação é feita com EPIs específicos. Já doméstico, quem faz a manipulação são os consumidores, que não têm conhecimento do que pode acarretar armazenar, ou manipular, os alimentos indevidamente.

O especialista do Freitag Laboratórios desmente o mito de que é prejudicial guardar alimentos ainda quentes no refrigerador. “Isso não afetará o alimento. O que ocorre é um gasto maior de energia, já que o refrigerador terá que trabalhar mais para esfriar o produto. Essa prática de guardar a comida ainda quente é muito recomendada, principalmente aqui no Brasil devido ao clima, pois as principais bactérias patogênicas se reproduzem em temperatura ambiente, ou seja, o quanto antes colocar o alimento para refrigerar mais seguro será”.

Outra polêmica quanto ao armazenamento de alimentos é a questão do desgelo. A Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (AECOSAN), vinculada ao Ministério da Saúde, aponta que jamais se deve congelar novamente um alimento que foi descongelado, a menos que seja cozido antes de voltar a ser congelado. “Porém, ao meu ver essa técnica é recomendada somente em casos de extrema necessidade. O recomendado mesmo é armazenar os alimentos em pequenas porções em sacos/potes estéreis e descongelar somente o que será utilizado”, acrescenta Flávio.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais
Ilustração científica de materiais orgânicos com brilho quântico representando energia solar e coerência eletrônica.
22 de outubro de 2025

Revolução Quântica na Energia Solar: quando moléculas orgânicas desafiam as leis da física


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
  • ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes
  • Colunas de HPLC: o que o envelhecimento revela sobre a estabilidade dos métodos
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica