fbpx

Fórum de Debates da Abrafiltros destaca aplicações de filtros em mineração

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Filtração mais utilizada na indústria de mineração é a contínua, a vácuo, com formação de torta de minério através de filtros de tambor, de disco e horizontais.

O início da mineração no Brasil vem de outro século e de lá para cá o país passou por diversas transformações econômicas, mas o setor evoluiu. “Os minérios e outras substâncias minerais são matérias-primas para quase tudo, desde objetos mais simples até os que exigem as mais altas tecnologias e a filtração na mineração tem papel central na separação de sólidos e líquidos e consiste na passagem da polpa de minério, através de um meio filtrante para que haja retenção do sólido e a passagem do líquido”, comentou Rogerio Jardini, especialista em filtração, em Fórum de Debate na Abrafiltros, realizado pela Câmara Setorial de Filtros Industriais – CSFI, no dia 22 de novembro, na sede da associação. Para João Moura, presidente da Abrafiltros, “o tema vem despertar nosso mercado sobre as inúmeras aplicações de filtros em mineração, gerando e oferecendo oportunidades de negócio, as vezes pouco conhecidas e exploradas”.

Durante a apresentação, Jardini falou q que a filtração mais utilizada na indústria de mineração é a contínua, a vácuo, com formação de torta de minério, através de filtros de tambor, de disco e horizontais.

Sobre o desempenho de um filtro, disse que é avaliado nos seguintes aspectos: umidade de torta, taxa unitária de filtração e porcentagem de sólidos no filtrado.

O especialista também citou que os meios filtrantes devem se caracterizar por oferecer mínima resistência ao fluxo do que está sendo filtrado, gerar baixa concentração de sólidos no que for filtrado, não apresentar possibilidades de bloqueio, oferecer boas características de descarga, permitir a limpeza com água ou sopro de ar e ter boa resistência mecânica, química e biológica.

Ele esclareceu também que o filtro contínuo de discos rotativos é um conjunto de discos verticais que giram em um eixo de rotação horizontal e combina aspectos do filtro de tambor rotativo a vácuo e do filtro de folhas. “Cada filtro folha é oco, coberto com um tecido e é em parte submerso na alimentação. A torta é lavada, secada e raspada quando o disco gira”, complementou.

Há também os filtros de cartuchos, compostos de uma carcaça onde se colocam cartuchos ou bolsas. “O gás sujo é forçado a passar através dos cartuchos  em cuja superfície as partículas são retidas. O gás limpo é conduzido à parte interna do filtro e em seguida ao exaustor”, disse Jardini, acrescentando que o processo de limpeza do cartucho é feito automaticamente através de pulsos de ar comprimido. Os contaminantes são capturados na malha do filtro e reunidos em gotículas maiores através de colisões com a s microfibras de borosilicato.

“É crescente na indústria o uso de filtração do ar para o ambiente das áreas produtivas, de manipulação e de embalagens”, afirmou o especialista. Este tipo de filtração se dá, geralmente, em estágios, dependendo do grau de pureza do ar e os filtros são classificados de acordo com a necessidade de retenção de partículas – Grossa, Fina e Absoluta Partículas que são qualificadas como 1, 2 e 3, conforme o grau de retenção exigido. Há ainda na indústria de mineração a filtração mobil e hidráulica, de máquinas, equipamentos e transporte.

Ao final da apresentação, explicou que para separar sólidos insolúveis em líquidos pode-se usar a centrifugação. Neste caso, a força motriz da filtração é a centrifugação . Já para as separações de solutos (partículas) de diferentes pesos moleculares da solução se usa a filtração membrana, que age como uma barreira semipermeável e o fluido passa através de pressão. Na indústria, os processos de maiores interesses são: osmose reversa, ultrafiltração e microfiltração.

Partículas de tamanho submicrônico, ou seja, aquelas que são maiores que as separadas na ultrafiltração, como bactérias, bolores e leveduras, pigmentos de tinta e metais preciosos, utiliza-se a microfiltração, onde o fluido passa pela membrana sob pressão.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Honeywell lança linha de filme de barreira termoformável para embalagens farmacêuticas no Brasil

Nova linha de filmes de barreira com custo mais efetivo atende às necessidades da indústria por produção e entrega mais rápidas.   — A Honeywell

Contra cross-linking de cápsulas gelatinosas, GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma

Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos, maior estabilidade, ou

Energia renovável: especialistas debatem o futuro do petróleo e as melhores alternativas energéticas

Foto de capa: ©Fotolia, TimSiegert-batcam A dependência do desenvolvimento do mundo baseado nos combustíveis fósseis tem dias contados, segundo especialistas participantes do terceiro episódio do

Sustentabilidade e desenvolvimento: Braskem e Earth Animal ampliam uso de embalagens de Plástico Verde

Mais de 150 marcas no mundo já usam plástico de origem renovável em embalagens O plástico é hoje um dos principais agressores do meio ambiente:

24ª edição da FCE Cosmetique mostra ao mercado produtos veganos e protetor,criado a partir do DNA, para asiáticos

A próxima edição daFCE Cosmetique já começa na próxima terça-feira (21), e apresentará as principais tendências e lançamentos para os setores cosméticos e farmacêuticos, com

Seções
Fechar Menu