FIEC SUMMIT 2022 É ABERTO OFICIALMENTE E DESTACA IMPORTÂNCIA DO CEARÁ NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

Começou nesta quarta-feira, 03/08, a primeira edição do FIEC Summit. O evento tem como tema o hidrogênio verde e é realizado na Casa da Indústria. Várias autoridades estiveram presentes durante a cerimônia de abertura, dentre elas, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; Joaquim Leite, Ministro de Estado do Meio Ambiente; a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela e o Prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira.

A 1ª edição do FIEC Summit conta com players de mais de 20 países para debater sobre a produção de hidrogênio verde. O evento, que acontece até quinta-feira, é palco de palestras e apresentações de cases nacionais e internacionais, além de exposições, debates e rodadas de negócios.

“Este evento foi pensado para ser um fórum aglutinador de ideias geradas no setor produtivo, na Academia, no poder público e na sociedade civil organizada com foco no desenvolvimento sustentável do nosso estado, da região Nordeste e, por que não dizer, do Brasil e do mundo. O FIEC Summit é resultado da união de esforços entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e a Confederação Nacional da Indústria, com o propósito de contribuir de forma efetiva para o amplo movimento multissetorial e multinacional em curso no mundo inteiro, pela sustentabilidade do planeta”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Em sua fala, a Governadora Izolda Cela destacou a importância do Ceará estar inserido, definitivamente, nos cenários nacional e internacional, como um grande produtor de hidrogênio verde. “Essa agenda de transição energética é essencial para todos nós. É um compromisso moral nosso, neste momento histórico, frente às gerações que virão, para que tenham o direito de habitar com condições de vida melhores neste planeta. O Ceará se posiciona como sendo a casa do hidrogênio verde e estamos fazendo o nosso dever para que isso aconteça. Não será fácil, mas é possível”, destacou a líder do executivo.

Representando o Governo Federal, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, destacou que o Nordeste será referência para o mundo na produção de energia limpa. “O caminho é aqui, o caminho é esse. Com o hidrogênio verde vamos trazer solução e gerar empregos. A nova indústria no Nordeste será verde, pois vocês vão ter energia excedente, renovável e limpa. Isso é um belo exemplo. O Nordeste será um grande produtor de energia limpa para o mundo”, celebrou Joaquim Leite, Ministro do Meio Ambiente.

A expectativa é que, com o hidrogênio verde, ocorra uma elevação na oferta de produtos verdes, tais como: aço, cimento, entre outros. Dessa forma, abre-se uma oportunidade para o setor industrial brasileiro relacionada ao maior aproveitamento do potencial de energias renováveis, aliado ao fato do Brasil ter uma das matrizes energéticas elétricas mais limpas e renováveis do mundo. Além disso, o Brasil possui uma matriz de energia elétrica não somente elétrica, cerca de quatro vezes mais renovável que a média mundial.

“A nossa proximidade geográfica com os principais mercados consumidores do mundo nos credencia a sermos fornecedores privilegiados de Hidrogênio Verde para os mais diferentes países. Vale ressaltar, ainda, a credibilidade global conquistada pelo Ceará, por conta do ambiente favorável aos negócios construído ao longo das últimas décadas, fruto de uma contínua interação virtuosa entre a iniciativa privada e os governos municipais, estadual e federal”, completou Ricardo Cavalcante.

SERVIÇO

FIEC Summit – Hidrogênio Verde

03 e 04 de Agosto de 2022

Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota

Fortaleza – Ceará – Brasil

Related posts

ADLM atualiza diretrizes analíticas para testagem de drogas em urina em serviços de emergência

Nanomateriais magnéticos multifuncionais avançam no desenvolvimento de biomateriais regenerativos

Computação além do silício, moléculas que aprendem e a nova fronteira da eletrônica inteligente