• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Estudo científico desenvolve produto inovador para o mercado de alimentos

O mercado de bebidas lácteas pode ganhar um novo produto. É o que promete um estudo científico realizado por pesquisadores multidisciplinares da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no Campus Pau dos Ferros. Trata-se do iogurte em pó, uma novidade no mercado e que pode revolucionar o modo de consumo das pessoas.

“É um produto de alta durabilidade com prazo de validade estendido. O iogurte em pó gera economia de energia porque não precisa de refrigeração no armazenamento e no transporte”, explica o coordenador da pesquisa, o professor Emanuel Neto Alves de Oliveira, diretor do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Conforme o professor, graduado em Tecnologia de Alimentos, com pós-doutorado em Engenharia Química e mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, o iogurte em pó “é prático, pois, ao comprá-lo no supermercado, o consumidor pode levar para casa e consumir quando quiser, sem necessidade de refrigeração”. “E só vai prepará-lo quando for consumi-lo, diluindo o produto com uma quantidade específica de água já recomendada na embalagem e vai seguir as instruções”, conta.

A descoberta veio por meio do doutorado em Engenharia Agrícola concluído em 2016. “Nosso desafio era desenvolver um projeto inovador. Na minha tese de doutorado na UFCG, surgiu a ideia de fazer um produto inédito no mercado”, acrescenta o professor, que também é especialista em ensino de Química.

De acordo com ele, o produto possui características funcionais.”Adicionamos um agente prebiótico (materiais não vivos). Naturalmente, os iogurtes têm bactérias lácteas, que conferem a função probiótica de acordo com a quantidade de microrganismos vivos presentes, ou seja, é um produto que possui uma alta funcionalidade no organismo humano, contribuindo, principalmente, com o trânsito intestinal em pessoas que têm dificuldade na digestão de alimentos”, acrescenta.

O professor Emanuel conta que o novo produto pode contribuir para a sustentabilidade ambiental, pois gera economia de energia devido não necessitar de refrigeração. Ele também pode ser transportado por veículos leves, com fácil manutenção.

O iogurte em pó encontra-se em fase de obtenção de certificação de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Após a certificação, ficamos autorizados a comercializar a fórmula e a vender o produto. E aguardar empresas nacionais interessadas na ideia.”

Atualmente, o pesquisador cearense trabalha com projetos voltados à utilização de matérias-primas vegetais do sertão nordestino, como frutas típicas e cactáceas (palma forrageira, por exemplo), no desenvolvimento de novos produtos alimentícios.

“A Química está presente em tudo. Ela é fundamental para a área de alimentos, principalmente para o estudo da composição e para a conservação dos alimentos. Existem várias técnicas e processos que podem ser utilizados para melhorar o prazo de validade dos alimentos. Na minha opinião, o que falta muito ainda no Brasil são incentivos governamentais e privados junto às universidades e institutos federais em pesquisas na área. Sabemos que a área alimentícia tem grande fatia em nosso PIB [Produto Interno Bruto]”.

 

Fonte: CFQ –  Conselho Federal de Química

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica