fbpx

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Pesquisador da UFSCar integra equipe que publicou artigo em revista internacional

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como, por exemplo, luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria, entre eles a petrolífera. Entretanto, nesse último caso, o material tem limitações. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Rostock (Alemanha) e da Southwest Petroleum University (China) desenvolveram um estudo que altera as propriedade desse tipo de borracha, melhorando seu desempenho. Os resultados foram publicados no conceituado periódico internacional Journal of Applied Polymer Science do mês de abril.

Na indústria petrolífera, a borracha nitrílica é utilizada principalmente em situações em que é exigida barreira entre os gases, boa adesibilidade e resistência química a óleos. Entretanto, por não apresentar alta propriedade termomecânica, a borracha perde a resistência em altas temperaturas, o que obriga a troca do material periodicamente.

Para resolver o problema, os pesquisadores sintetizaram nanopartículas híbridas baseadas em óxido de grafeno e dióxido de silício e as adicionaram de forma homogênea na matriz da borracha nitrílica. Também foram adicionados na matriz da borracha só o grafeno e, posteriormente, só a sílica. “Os testes mostraram que a adição das nanopartículas híbridas apresentaram melhor resultado quando comparados com a adição das partículas do grafeno e da sílica, em separado”, explica Alisson Mendes Rodrigues, que desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Materiais Vítreos (LaMav) da UFSCar.

Segundo o pesquisador, a melhora apresentada pelo “novo material” está relacionada à absorção das nanopartículas híbridas pela borracha nitrílica, na qual foram formados fortes pontos de reticulação. Dessa forma, a borracha passou a apresentar melhor resistência ao calor.

O artigo “Reinforcement of the mechanical properties in nitrile rubber by adding graphene oxide/silicon dioxide hybrid nanoparticles” foi publicado na capa do Journal of Applied Polymer Science (vol. 135, issue 14). Além de Rodrigues, também assinam o artigo Zhao Zhang, Xianru He, Xin Wang e Rui Zhang. O material completo pode ser acessado no endereço https://bit.ly/2JZXBAJ.

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Honeywell lança linha de filme de barreira termoformável para embalagens farmacêuticas no Brasil

Nova linha de filmes de barreira com custo mais efetivo atende às necessidades da indústria por produção e entrega mais rápidas.   — A Honeywell

Contra cross-linking de cápsulas gelatinosas, GELITA destaca linha de produtos RXL na FCE Pharma

Além de ampliar shelf life das cápsulas gelatinosas, tecnologias patenteadas anti cross-linking da GELITA garantem ação mais rápida de medicamentos e suplementos, maior estabilidade, ou

Energia renovável: especialistas debatem o futuro do petróleo e as melhores alternativas energéticas

Foto de capa: ©Fotolia, TimSiegert-batcam A dependência do desenvolvimento do mundo baseado nos combustíveis fósseis tem dias contados, segundo especialistas participantes do terceiro episódio do

Sustentabilidade e desenvolvimento: Braskem e Earth Animal ampliam uso de embalagens de Plástico Verde

Mais de 150 marcas no mundo já usam plástico de origem renovável em embalagens O plástico é hoje um dos principais agressores do meio ambiente:

24ª edição da FCE Cosmetique mostra ao mercado produtos veganos e protetor,criado a partir do DNA, para asiáticos

A próxima edição daFCE Cosmetique já começa na próxima terça-feira (21), e apresentará as principais tendências e lançamentos para os setores cosméticos e farmacêuticos, com

Seções
Fechar Menu