• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Escola de Verão em Química da UFSCar está com inscrições abertas

Tema desta edição é “Química e qualidade de vida”

De 18 a 22 de fevereiro de 2019, o Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a XXXIX Escola de Verão em Química “Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira”, com o tema “Química e Qualidade de Vida”. Nesta edição, serão quatro minicursos, com a participação de pesquisadores brasileiros, da França e de Portugal. Haverá também a possibilidade de apresentação de trabalhos relacionados à temática principal, em apresentações orais e em pôster.

O primeiro minicurso será ministrado por Antoine Simonneau, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França, com o tema “Podem moléculas pequenas desempenhar um papel na melhoria da qualidade de vida? Respostas oferecidas pela Química molecular atual”.

élia dos Anjos Alves, da Universidade de Aveiro, Portugal, falará dos principais poluentes em ambientes internos (como habitações, escolas e escritórios), os métodos de análise desses poluentes e seus efeitos na saúde, no minicurso “Qualidade do ar interior”. No minicurso “Descoberta de fármacos: ‘jogo’ de fontes e estratégias”, Maria Emília da Silva Pereira de Sousa, da Universidade do Porto, Portugal, abordará o processo de descoberta, planejamento e desenvolvimento de novos fármacos. O último minicurso, intitulado “Biomateriais poliméricos e Medicina regenerativa”, será ministrado por Eliana Aparecida de Rezende Duek, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com abordagem de conceitos relacionados aos biomateriais utilizados nas mais variadas aplicações no organismo humano e apresentação das principais abordagens de manufatura aditiva de materiais, dentre outros tópicos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Escola de Verão, em www.evqufscar.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 para estudantes de graduação e R$ 100 para a pós-graduação, mas há isenção para estudantes sem bolsa vinculados ao Programa Unificado de Iniciação Científica (PUIC) da UFSCar e, também, para bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da Universidade. Mais informações no site e, também, no Facebook (em www.facebook.com/EVQUFSCar) e no Instagram (www.instagram.com/escola.verao.ufscar).

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
  • Tudo o que você precisa saber sobre a produção de água quente e fria para injeção
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica