• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
    analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
    • Home Page
    • Leia a Analytica
    • Notícias
    • Sobre
      • Analytica
      • Expediente
      • Anuncie
      • Publique na Analytica
      • Assine a Analytica
    ✕

    Embrapa e agência japonesa debatem sobre a agricultura 4.0

    Foto: Valéria Cristina Costa

    Uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) está em visita a centros de pesquisa da Embrapa esta semana para discutir oportunidades de parceria em agricultura digital para fins de segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável. Na terça-feira (14), na sede da Embrapa, os japoneses foram recebidos pela assessora da Diretoria de Inovação e Tecnologia (DEIT) Sibelle Silva e pelo secretário de Inovação e Negócios (SIN), Daniel Trento.

    A agência japonesa completou 60 anos de atuação no Brasil e, desde a década de 1970, mantém estreito relacionamento com a Embrapa. Para dar início a uma nova fase na relação, foi chave a apresentação do presidente Celso Moretti na 4ª edição do Diálogo Brasil-Japão, realizada no ano passado em São Paulo (SP), com a presença de autoridades japonesas como o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca, Takamori Yoshikawa.

    Durante o evento, Moretti apresentou ações da Embrapa voltadas à agricultura 4.0, citando a submissão à Jica do projeto “Desenvolvimento de Sensores e Plataformas de Agricultura de Precisão em apoio à Agricultura Sustentável” pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, Ricardo Inamasu. A submissão – que obteve aprovação “excepcionalmente, considerando a importância do tema” – foi feita via Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e articulada com apoio da Gerência de Relações Estratégicas Internacionais (Grei/Sire) e da DEIT.

    O detalhamento das ações do projeto é o motivo das visitas de técnicos da Jica às Unidades da Embrapa. Na reunião com a DEIT, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Jica no Japão, Kota Sakaguchi, lembrou a histórica atuação conjunta no desenvolvimento do Cerrado e iniciativas da agência para disseminação de tecnologias da Embrapa em países da América Latina e da África.

    “Agora, desejamos fortalecer as relações da Embrapa com a Jica e o Japão para participar conjuntamente da revolução da agricultura através da transformação digital”, destacou Sakaguchi, fazendo referência à relevância dos recursos naturais brasileiros para o país e o mundo.

    A retomada das negociações para instalação de um Labex no Japão foi apontada por Sakaguchi como importante iniciativa neste momento, em que a Jica implanta sua política de Smart Food Chain (SFC) com foco no desenvolvimento de estratégias de cocriação e transformação digital, apresentada na reunião em Brasília.

    Inovação aberta

    O secretário de Inovação e Negócios, Daniel Trento, fez uma apresentação institucional da Embrapa. Ele ressaltou pontos do Macroprocesso de Inovação, como o uso da escala TRL na classificação das tecnologias desenvolvidas e em desenvolvimento, o modelo de inovação aberta em adoção na Empresa e, no contexto de escassez de recursos públicos, o papel das parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e a iniciativa privada e a promoção de eventos de aproximação com startups.

    Sobre a inclusão da agricultura familiar nas estratégias de transformação digital, o gestor respondeu que é necessário criar redes para discutir e apresentar soluções para o complexo desafio da conectividade em propriedades localizadas em regiões ainda sem acesso à internet, como o Norte e o Nordeste.

    Trento destacou ainda o trabalho da Embrapa Territorial (Campinas-SP) na coleta de dados para monitoramento do desmatamento e de culturas, relevante para o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à infraestrutura para escoamento de produção.

    Para a assessora Sibelle Silva, o encontro evidenciou sinergias e possibilidades de parceria além do projeto aprovado pela Jica. “Devemos avançar na atuação em áreas de interesse comum para a cocriação na área de digital com vistas à segurança alimentar, ao desenvolvimento sustentável e à transferência de tecnologia e mercado”, avaliou.

    A missão japonesa esteve na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) na quarta-feira (15) e visitará a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) na sexta-feira (17). Além do diretor Sakaguchi, a comitiva é integrada pelo conselheiro em Agricultura da Jica no Japão, Yutaka Hongo; o representante do escritório da Jica em Brasília, Yutaro Tanaka; o coordenador de projetos na Jica-Brasil Nobuyuki Kimura; o representante do setor privado Isao Dojun; o consultor em Agricultura da empresa Chuo Kaihatsu Corporation; e o training officer da agência Tadasu Kondo.

    Embrapa-Jica

    A cooperação técnica entre Embrapa e Jica denominada Projeto de Suporte Técnico-Científico para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados, em parceria com a Embrapa Cerrados (Brasília-DF), teve a primeira fase de execução iniciada em 1977, estendendo-se até 1985.

    Entre os principais projetos que marcaram a parceria com a Jica na modalidade de cooperação técnica estão os desenvolvidos com a Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).

    Também se destacam os projetos de cooperação triangular em Moçambique e a cooperação técnico-científiica com a Embrapa Soja (Londrina-PR). Nobuyuki ressalta ainda a importância do curso de treinamento para terceiros países, voltado a nações latino-americanas e africanas de língua portuguesa, desenvolvido com a Embrapa Hortaliças, Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Embrapa Amazônia Oriental e  Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE).

    Com informações de Valéria Cristina Costa, Embrapa.

    Compartilhar

    Artigos Relacionados

    1 de julho de 2025

    Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC


    Leia mais
    1 de julho de 2025

    Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares


    Leia mais
    30 de junho de 2025

    Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE


    Leia mais

    Leia a última edição

    Últimas notícias

    • Água Ultrapura: O Elemento Vital para o Sucesso em Análises por HPLC
    • Tecnologia usa IA para aumentar precisão de exame de doenças cardiovasculares
    • Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE
    • Glicerina substitui com vantagem a água na produção de hidrogênio verde, indica pesquisa
    • Como a genética e a biotecnologia estão revolucionando o esporte
    • Entenda como funciona o Farmácia Popular e como utilizar
    © 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica