EdUFSCar lança livro sobre potenciometria

Obra aborda tanto os aspectos teóricos como os práticos desta técnica eletroanalítica

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) está lançando o livro “Potenciometria: aspectos teóricos e práticos”, de autoria de Orlando Fatibello-Filho, Tiago Almeida Silva, Fernando Cruz de Moraes e Bruno Campos Janegitz.

Um dos autores do livro, o professor Fatibello-Filho, do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, há mais de 30 anos oferece na graduação e na pós-graduação disciplinas de eletroanalítica, abordando aspectos da potenciometria. “A motivação para redação desta obra foi a de suprir relativa escassez de livros em Língua Portuguesa na área e também proporcionar ao leitor conhecimentos teóricos e práticos sobre esta técnica eletroanalítica”, explicam os autores.

A obra trata da potenciometria em suas dimensões teóricas e práticas e em linguagem voltada a estudantes de graduação, de pós-graduação e também a pesquisadores das áreas de Química, Biologia, Farmácia, Alimentos, Ambiental e correlatas.

Os métodos potenciométricos são aqueles baseados em medidas de tensão (ou da força eletromotriz – f.e.m.) de uma célula galvânica. Esta medida de tensão entre dois eletrodos imersos em uma solução (substância inorgânica ou orgânica a ser determinada) se dá em condições de passagem de corrente desprezível entre o eletrodo indicador e o eletrodo de referência. Em outras palavras, os métodos potenciométricos de análise baseiam-se na medida do potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente.

O livro possui treze capítulos: os 11 primeiros abordam a história dos métodos potenciométricos, desde uma introdução teórica até aspectos práticos. O capítulo 12 traz 15 experimentos para laboratórios de ensino e o capítulo 13 oferece exercícios e sugestões de atividades.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site www.edufscar.com.br.

Related posts

ADLM atualiza diretrizes analíticas para testagem de drogas em urina em serviços de emergência

Nanomateriais magnéticos multifuncionais avançam no desenvolvimento de biomateriais regenerativos

Computação além do silício, moléculas que aprendem e a nova fronteira da eletrônica inteligente