• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Cultura de células m3D: utilizando a magnetização celular e o campo magnético a nosso favor

Conheça as nanopartículas magnéticas que magnetizam as células de forma fácil e rápida, sem interferir nas atividades celulares. 

A pesquisa na área biomédica gravitou em direção à cultura celular 3D a fim de melhorar a precisão e a validação em relação às culturas em monocamadas (2D) tradicionais. Existem várias plataformas de cultura celular 3D no mercado, porém nenhuma delas é tão inovadora e tão fácil de manusear quanto a cultura celular 3D magnética.  

O princípio por trás desse método é a magnetização de células com um agregado de nanopartículas compostas de ouro, óxido de ferro e poli-L-lisina, as chamadas NanoShuttle™-PL. As células magnetizadas podem então ser agregadas de dois modos: levitação magnética ou biopriting.  

Na levitação magnética as células são levitadas por um imã acima da placa e agregam-se na superfície do líquido. No bioprinting magnético, as células são rapidamente atraídas por um imã abaixo da placa CELLSTAR® repelente celular, agregando-se no centro. A interação celular estimula a produção de matriz extracelular e contribui para a formação da cultura 3D, reproduzindo o ambiente in vivo.  

As vantagens da tecnologia m3D são a rapidez e reprodutibilidade da formação de esferóides, a facilidade de analisar as estruturas em uma placa de fundo plano e do manuseio da cultura com ímãs.  

Uma preocupação muito comum é o potencial de efeitos tóxicos ou outros efeitos adversos da NanoShuttle™-PL nas atividades celulares. No entanto, vários estudos independentes desenvolvidos e publicados com as nanopartículas mostraram que não houve interferência na viabilidade proliferação, diferenciação, estresse inflamatório e oxidativo, bem como alterações genéticas das células quando utilizadas nas proporções recomendadas. 

Para formar esferoides celulares rapidamente, a Greiner Bio-One oferece a tecnologia inovadora Cultura Celular 3D Magnética (m3D). Para saber mais sobre esse e outros produtos de nosso portifólio, acesse www.gbo.com, ou entre em contato pelo info@br.gbo.com. 

 

Greiner Bio-One  

 

A Greiner AG, sediada em Kremsmünster, Áustria, é mundialmente reconhecida pelas suas soluções em plástico e espuma. Divide-se em três áreas de atuação: a Greiner Packaging produz embalagens plásticas para os setores alimentícios, de higiene e limpeza e muitos outros. A NEVEON é líder global na produção de espumas integradas e flexíveis, compostas de poliuretano com uma ampla gama de aplicações, desde assentos de carros, aviões até colchões. A Greiner Bio-One é parceira mundial das áreas de biotecnologia, dispositivos médicos, institutos de pesquisa e life science. 

 

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica