• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Coronavírus: como a manutenção industrial pode reduzir prejuízos financeiros e riscos à saúde de profissionais

O menor ritmo de produção imposto pelo coronavírus abre espaço para que indústrias invistam na manutenção de seus equipamentos.

Na visão da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, a manutenção neste momento pode garantir uma significativa economia para as indústrias.

“Uma manutenção de qualidade aumenta a vida útil de máquinas e equipamentos, e evita que as empresas tenham de recorrer à compra prematura de equipamentos novos, que estão ainda mais caros agora devido à falta de peças importadas e alta do dólar”, enfatiza Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic.

Um exemplo de manutenção com produtos químicos é o uso das resinas epóxi Plasteel de alta resistência. Elas recuperam, com eficácia e segurança, equipamentos danificados mecanicamente ou por ataque químico. Os produtos aumentam a vida útil dos equipamentos e evitam que as indústrias invistam prematuramente em máquinas novas. O reparo com a solução sai até 80% mais em conta que o investimento em máquinas novas.

Outro cuidado extremamente necessário neste momento é com o óleo solúvel das máquinas de usinagem. Com o menor volume de produção das fábricas ou parada total devido a férias coletivas, o óleo solúvel nos reservatórios das máquinas operatrizes tende a apodrecer mais rapidamente. Este prejuízo pode ser evitado com soluções químicas e o atendimento técnico on-line com instruções que irão manter o pH do óleo equilibrado até o retorno ao ritmo normal de atividades.

De acordo com a Quimatic Tapmatic, o uso de desengraxantes industriais também é altamente recomendado neste momento de quarentena. “Desengraxantes industriais de alta qualidade, como o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, são muito mais eficazes para a limpeza de pisos, máquinas e superfícies que sabões comuns. O motivo é que os desengraxantes garantem uma limpeza mais profunda e rompem com mais facilidade a camada protetora que mantém o vírus vivo”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic.

Com mais de 50 soluções químicas no portfólio, a Quimatic Tapmatic também tem produtos para remoção rápida de ferrugem, limpeza segura de circuitos elétricos, vedação rápida de vazamentos, galvanização a frio, entre outras manutenções industriais.

Visando garantir atendimento dinâmico aos clientes neste período de quarentena, a empresa conta com equipe técnica amplamente acessível através de ligações, chat no site, whatsapp e até videoconferência. Também é possível agendar uma visita presencial, naturalmente com todo o cuidado necessário para preservar a saúde de todos. Para mais informações sobre as soluções da Quimatic Tapmatic, acesse: www.quimatic.com.br

Compartilhar

Artigos Relacionados

profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025
3 de novembro de 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais
Capa ilustrativa do Manual da Anvisa sobre cálculo da Estimativa da Toxicidade Oral Aguda (ETA) para produtos saneantes – Outubro de 2025.
27 de outubro de 2025

ANVISA publica manual para o cálculo da toxicidade oral aguda em saneantes


Leia mais
Laboratório moderno e iluminado com microscópios e instrumentos em bancadas de análise química
24 de outubro de 2025

O mercado de instrumentação analítica acelera no Brasil: portabilidade, digitalização e crescimento sustentável redefinem os laboratórios


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
  • Interpretação de espectros na espectrometria de massas: da fragmentação à dedução estrutural
  • Rastreabilidade: o DNA da qualidade em laboratórios com BPL
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica