• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Chegou o 1º PCM feito no Brasil, o único reutilizável e atóxico do mundo

Grupo Polar lança o primeiro Phase Change Material com objetivo de eliminar de vez excursões de temperatura durante transporte e armazenamento

A grande dificuldade de transportar produtos com controle de temperatura é chegar ao destino final sem o risco de perder suas características. Por isso, para manter a refrigeração é preciso pensar em todas as possibilidades críticas possíveis para garantir as condições ideais de temperatura, afinal, uma adversidade impacta em alto custo logístico.

O distribuidor que recebe vacinas, medicamentos, produtos termossensíveis e até órgãos, corre o risco de perder tudo ou comprometer parte do que deveria receber intacto por conta de temperatura inadequada. Sem contar que pra devolver o mesmo a logística reversa vai custar uma nova entrega, novos insumos, retrabalho, imagem da empresa, e falta de abastecimento.

Por outro lado, se um imprevisto faz com que o produto atrase, sem uma embalagem que suporte um tempo maior na temperatura ideal, além da perda de material, sempre haverá um paciente à espera da medicação.

“A combinação dos três principais componentes: isolamento, refrigeração e monitoramento, propicia maior segurança para as empresas por manterem a faixa ideal de temperatura por muito mais tempo e praticamente eliminar o risco de excursões de temperatura”, explica o diretor de operações do Grupo Polar, Ricardo Miranda.

Pensando em soluções para o mercado farmacêutico, foi apresentado no último Simpósio Grupo Polar uma nova linha de PCM (Phase Change Material) nacional, o único reutilizável e atóxico do mundo: SUPER COLD -20°C, PCM POLAR 15°C a 25°C e o PCM POLAR 2°C a 8°C.

“Seguimos todas as leis nacionais de prevenção à poluição e respeitamos os 12 princípios da química verde (processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas). O que os nossos PCMS tem como maior diferencial é que eles são constituídos para alterar o ponto de fusão e mudar a faixa de estabilidade que se deseja dentro da embalagem, consequentemente é possível transportar produtos por longos períodos de tempo sem variações expressivas de temperatura”, esclarece o engenheiro químico que participou do desenvolvimento dos PCMs, Anderson Fernandes.

Já o diretor do Grupo, Paulo Vitor, explica como o Grupo Polar foi o primeiro a trazer a tecnologia do PCM para o Brasil. “O maior desafio da logística em um país continental como o Brasil, com infraestrutura ruim, é manter a temperatura controlada. Nós investimos muito em pesquisa e desenvolvimento, fomos buscar essas tecnologias na Europa e Estados Unidos, visando atender a demanda que o mercado vem exigindo. Com isso vamos conseguir suprir as necessidades que nenhum outro fornecedor do país consegue atender”.


Benefícios do PCM:

– Melhor estabilidade térmica

– Precisão e controle da temperatura sem excursões

– Maior tempo de transporte na faixa de temperatura ideal

– Agilidade operacional na montagem das caixas

– Redução dos custos logísticos

– Reutilizável e atóxico


Laboratório Valida

É no laboratório Valida, do Grupo Polar, que são feitos todos os processos de validação e qualificação para oferecer o melhor suporte, consultoria e soluções térmicas inteligentes aos clientes.

Ele possui 7 câmaras térmicas capazes de executar testes em perfis de temperatura que vão de -10 a +50°C, em diferentes elos da cadeia: desde o laboratório fabricante até o momento em que ela é aplicada. Então se uma entrega está prevista para chegar em 48 horas até o destino final, os especialistas, recomendam uma solução backup que contemple maior tempo para combater eventuais riscos para até 72 horas, ou até mesmo 96 horas que suporte a logística reversa, ou seja, um plano de contingência.

Para garantir as propriedades das vacinas, e evitar excursões de temperatura a farmacêutica do Valida, Nátaly Knychalla, comenta que “Segundo o Guia da Anvisa, versão 2, a vacina compõe o grupo dos medicamentos biológicos, ou seja, são aqueles medicamentos constituídos de moléculas proteicas, e sua atividade biológica é dependente de sua integridade estrutural, por esse motivo são sensíveis as variações de temperatura. ”

Ela também explica que “Para produtos biológicos, as temperaturas de armazenagem e transporte são extremamente relevantes para a manutenção de qualidade do produto ao logo de sua vida útil e para minimizar as variações, cuidados especiais devem ser tomados, por isso é de extrema importância a qualificação de transportes que objetiva encontrar uma embalagem que proteja o produto durante o transporte, mantendo a faixa de temperatura e a integridade. Mesmo após a qualificação da embalagem é importante que haja um acompanhamento e monitoramento do transporte da carga, que pode ser realizado com o auxílio de dataloggers, mantendo assim o controle da temperatura. ”

Destaques Grupo Polar

O Grupo Polar, pioneiro em soluções térmicas para transporte e armazenamento de produtos há quase 20 anos, tem como objetivo disseminar conhecimento no intuito de melhorar a logística e os processos em todos os elos da cadeia fria. Por isso, possui equipamentos tecnológicos próprios e parcerias internacionais, e oferece diversas opções para o monitoramento de temperatura e rastreamento de produtos durante todo o processo (produção, armazenamento e transporte), evitando que medicamentos tão importantes sejam descartados e inutilizados.

Polar Sat Move®

Polar Sat Move®

 

Registrador de temperatura multiuso com sonda, ideal para funcionar sob condições extremas de temperatura (-20°C a 60°C). Emite relatórios em PDF e é totalmente programado via WEB.

Linha Ice Foam® E Topsek®

Soluções térmicas diferenciadas do mercado, com tecnologia exclusiva e desenvolvidas especificamente para garantir a integridade de produtos sensíveis à temperatura durante o transporte e armazenamento, sejam elas de 1°C a 10°C ou 2°C a 8°C

Caixas Térmicas – Kits Parede Tripla em EPS

 

Produzidos a partir de testes realizados pelo Valida, os Kits em EPS de 20L, 46L e 80L, têm como objetivo transportar medicamentos e outros produtos que exijam temperatura controlada. Neste ano, lançaremos mais 02 novos tamanhos para complementar a nossa linha de kits qualificados.

Compartilhar

Artigos Relacionados

22 de maio de 2023

Otimize seus processos de conexão e desconexão asséptica com a Sartorius


Leia mais
7 de maio de 2023

Maximize a eficiência na filtração Single-Use em larga escala com menos esforço


Leia mais
26 de abril de 2023

Purelab Chorus 2+: Uma solução completa para o laboratório


Leia mais

Leia a última edição

Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica