Centro de pesquisa da UFSCar oferece curso sobre aplicações da química sustentável

Atividade acontece no dia 5 de outubro. Inscrições devem ser feitas até 22 de setembro

O Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizarão na Instituição um curso de curta duração sobre as aplicações da química sustentável no meio acadêmico e na indústria.

O curso será ministrado pela Vice-Diretora do CERSusChem, Helen Sneddon, que é professora honorária de química sustentável na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e chefe da Divisão de Química Verde da GlaxoSmithKline (GSK). Além disso, Sneddon já publicou vários artigos científicos na área e faz parte do corpo editorial do periódico Green Chemistry da Royal Society of Chemistry.

A atividade acontece no dia 5 de outubro, no Auditório Mário Tolentino do Departamento de Química (DQ), localizado na área Norte do Campus São Carlos, e será dividida em quatro módulos, nos quais serão abordados temas de grande importância dentro das temáticas da química verde, com estudos de caso em cada seção. A iniciativa é voltada para alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais das áreas química e farmacêutica.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail cersuschem@ufscar.br, com o envio do nome completo, instituição e perfil (estudante ou profissional), até o dia 22 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site do CERSusChem (www.cersuschem.ufscar.br) ou na página do evento no Facebook (http://bit.ly/2tMSQFl).

Centro de Excelência

O CERSusChem, em parceria com a GSK, segue o modelo do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite) e dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para a realização de pesquisas de longo prazo, o que possibilita a geração compartilhada de conhecimento em áreas de interesse comum, com grande potencial para aplicação de resultados.

Com sede no DQ da UFSCar, o CERSusChem está voltado para a pesquisa de produtos e processos químicos sustentáveis que possam ser utilizados na descoberta e no desenvolvimento de novos medicamentos. Formado por 18 pesquisadores, com projetos de pesquisa em andamento em cinco diferentes universidades públicas do País e colaboração com instituições nacionais e internacionais, o Centro também busca envolver a pesquisa acadêmica, industrial farmacêutica e de biotecnologia para superar os desafios atuais em síntese orgânica, com base nos princípios da química sustentável.


 

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu