Inmetro é pioneiro em pesquisas no Brasil
Uma rápida busca pela palavra grafeno no Google não deixa dúvidas de que se trata do material que irá revolucionar a indústria nos próximos anos, afinal trata-se de um excepcional condutor elétrico, 200 vezes mais resistente do que o aço, muito mais fino do que uma folha de papel e com potencial para atuar em diversos segmentos industriais.
O Brasil dispõe de uma enorme reserva de matérias-primas e vem realizando pesquisas avançadas na área da medição das propriedades fundamentais do grafeno, como as que são realizadas no Inmetro, que abriga um dos mais modernos centros de caracterização de nanomateriais.
“A intenção é padronizar métodos e validar resultados, a fim de garantir que determinada aplicação está a usando o tipo certo de grafeno ou material derivado deste”, comentou Erlon. Segundo ele, o grafeno representa um avanço significativo para a indústria, devido às suas propriedades superlativas e aplicabilidade em inúmeros tipos de produtos tecnológicos trazendo benefícios aos materiais que hoje estão disponibilizados no mercado.



