BASF inaugura seu primeiro Centro de Experiências Científicas e Digitais no Brasil
A companhia investiu R$ 6 milhões em um espaço inovador e colaborativo, com soluções digitais que representam um diferencial-chave para geração de negócios; Laboratórios de Home Care e Personal Care ampliam oportunidades de desenvolvimento em conjunto com clientes. Laboratório sensorial possui o primeiro equipamento do Brasil específico para avaliação capilar
A BASF inaugura hoje, em São Paulo, a sua primeira estrutura de cocriação e desenvolvimento de tecnologias no Brasil. Batizado de onono, o Centro de Experiências Científicas e Digitais funcionará no nono andar do edifício onde está o escritório central da empresa e tem como objetivo conectar e aproximar clientes, fornecedores, startups, colaboradores e universidades. Projetado para responder de maneira ágil às demandas do mercado, o local é equipado com tecnologia de ponta para laboratórios de pesquisa e testes de produtos, conectividade, digitalização de processos e design.
“Com este ambiente estamos nos aproximando ainda mais dos nossos clientes e gerando soluções que agreguem valor aos seus negócios”, comenta Manfredo Rübens, presidente da BASF para a América do Sul.
Inovação e cocriação
Este foi um dos fatores que motivou a BASF criar esse projeto no Brasil. A partir de agora, os laboratórios de aplicação de produtos de home care e limpeza institucional e o de personal care ficam mais próximos dos clientes e em uma estrutura equipada para desenvolver soluções inovadoras e customizadas ao mercado local e realizar testes de performance. No laboratório sensorial climatizado é possível realizar testes instrumentais para diferentes tipos de pele e cabelos sensíveis em ambiente controlado. É nele, inclusive, que está instalado o primeiro equipamento do Brasil específico para avaliação de volume e frizz. O onono inclui ainda um salão de testes para profissionais. Os laboratórios estão conectados com centros de inovações da BASF em todo o mundo, possibilitando a troca de experiências e conteúdos em tempo real.
Em total alinhamento com a estratégia global da BASF, onono é uma das iniciativas da companhia para realizar seu grande objetivo: criar química para um futuro sustentável. “Queremos crescer e liderar mundialmente a indústria química, com rentabilidade, criando valor para nossos clientes, sociedade e meio ambiente”, enfatiza Manfredo.
Para isso, a BASF quer se posicionar ainda mais como uma catalisadora de inovação e agregar interesses de diferentes públicos para chegar a soluções de mercado. “A intenção é proporcionar um local voltado para a geração de negócios, fornecendo soluções digitais e sustentáveis além de conexões com todos os públicos interessados em novas oportunidades e troca de experiências”, acrescenta Fabiano Sant’Ana, Diretor de Digital da BASF na América do Sul.
Entre os projetos de destaque com startups está o programa de aceleração Agrostart, criado em 2016. Atualmente mais de dez startups estão em aceleração, todas com o propósito de gerar otimização ao produtor rural, suportar a tomada de decisão e impactar positivamente o aumento de produtividade da lavoura.
Pegada de carbono
Para reforçar a proposta de que suas atividades de negócios têm impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, além de implementar na prática sua estratégia de sustentabilidade, a BASF fará a compensação das emissões de carbono geradas pelo evento de inauguração do onono (cerca de 2,83 toneladas de CO2eq), apoiando a recuperação da Mata Atlântica a fim de combater as mudanças climáticas e conservar a natureza. Para isso, conta com o suporte da Fundação Espaço ECO (FEE), OCIP criada e mantida pela BASF desde 2005 para atuar como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos.