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ASBAI, Danone Nutricia e OAK se unem para conscientizar, incentivar e assegurar a inclusão de crianças com alergia alimentar nas escolas

O encontro contará com representantes de escolas das redes pública e particular de São Paulo e Minas Gerais

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em parceria com a Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, e a OAK, empresa da área de educação e cultura, uniram-se para dar o primeiro passo para um projeto que visa conscientizar e construir um caminho de capacitação das escolas públicas e privadas sobre a questão da alergia alimentar.

Durante o primeiro encontro, dia 09 de novembro, que terá como tema “Alergias alimentares no ambiente escolar”, estarão em pauta os cuidados essenciais com a criança com alergia alimentar, o que fazer em casos de reações alérgicas graves, como evitar o bullying e garantir a inclusão social. Especialistas das áreas de Alergia, Nutrição, Psicologia e Fonoaudiologia, juntamente com os profissionais das escolas e famílias de crianças com alergia alimentar vão iniciar a construção de um projeto piloto, que deve começar no primeiro semestre de 2020.

“No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar”, comenta a Dra. Renata Cocco, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da ASBAI.

Segundo o ESPGHAN¹ (Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia Pediátrica), 50% das crianças permanecem alérgicas acima de 1 ano de idade, 25% até 3 anos e 10% acima de 6 anos. Além disso, crianças alérgicas têm déficit de peso, são 1,5cm mais baixas e têm um aumento de 4,6% de risco de fraturas, comparadas com aquelas não alérgicas2.

O presidente da ASBAI, Dr. Flavio Sano, enfatiza a importância de uma ação nas escolas. “Nós, médicos especialistas, vimos com muita frequência famílias que não deixam as crianças participarem de festinhas de aniversário e até de frequentar a escola pelo medo de a criança sair do ambiente controlado e ser exposta ao alérgeno alimentar. Como sociedade médica, precisamos fazer algo em relação ao assunto”, explica Dr. Sano.

Para Vivian Novaes, gerente de marketing da Danone, “O encontro é uma oportunidade ímpar de ver e ouvir as principais necessidades e dificuldades dessas crianças através das experiências das mães, para refletir e construir um projeto que inclua, efetivamente, esse público no ambiente escolar”. Após o bate-papo, os representantes serão convidados a participar de uma dinâmica em grupo, onde terão a oportunidade de colocar em prática o que já executam ou o que consideram viável de implementação em suas instituições e cocriar um projeto factível. 

As ideias serão avaliadas pelas equipes científica e de marketing da ASBAI, Danone Nutricia e OAK, e também pelos especialistas convidados. O projeto final tem início previsto para o primeiro trimestre de 2020, período em que será revelada a primeira instituição a receber a consultoria das três empresas envolvidas.  

Sobre a ASBAI – A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

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