• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Analitica Latin America recebe o lançamento da Associação Brasileira de Nanotecnologia, a Brasil Nano

A 15ª edição da Analitica Latin America receberá um time de peso que deseja contribuir ainda mais para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. É que a Nano Trade Show, evento paralelo, receberá o lançamento da Associação Brasileira de Nanotecnologia (Brasil Nano). A solenidade acontece durante o primeiro dia de evento, 24 de setembro, às 17h, e receberá representantes de startups, pequenas, médias e grandes empresas, empresários, representantes de instituições, associações de classe, secretários de governo estadual e agencias de desenvolvimento estadual, e também autoridades do governo federal, como deputados, senadores e secretários nacionais.

A Brasil Nano surgiu com a intenção de promover o avanço da nanotecnologia no Brasil,e algum tempo depois surgiu o com o Arranjo Promotor de Inovação em Nanotecnologia (API.nano), este último liderado pela Fundação CERTI, que cresceu e se tornou referência em Nanotecnologia no Brasil. Com o crescimento do API.nano, o então Secretário Executivo Leandro Berti foi convidado a assumir a recém criada Coordenação Geral de Tecnologias Convergentes & Habilitadoras (CTGC), atualmente Coordenação Geral de Tecnologias Estratégicas (CGTE), da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Entre das muitas conquistas da CGTE, foram as aprovações de projetos de leis, emendas parlamentares e o esforço para aumentar dos recursos investidos na área por meio de portarias e programas do Governo Federal.

Com o crescimento do arranjo, foi necessário retomar o projeto da associação, com o objetivo de concretizar um movimento ainda mais forte e representativo dentro do setor. “Todos esses avanços que tivemos ao longo dos anos contribuíram para que a Brasil Nano e o API.nano, neste ano de 2019, decidissem unir esforços e somar na Brasil Nano o protagonismo e a missão de fortalecer e avançar o desenvolvimento da Nanotecnologia no Brasil” explica Berti, presidente da Brasil Nano.

Segundo o presidente da Brasil Nano, a relação com a Nano TradeShow é de longa data e, por isso, foi natural continuar a parceria de sucesso. “A Nano Trade Show acontece na Feira Analítica Latin America, um dos maiores eventos da América Latina para a indústria química analítica e, com isso, teremos acesso à mais de 500 marcas expositoras, mais de 7.500 visitantes de alto gabarito intelectual e um vasto campo para networking, formação de novas parcerias e concretização de novos negócios. Nosso entendimento é que a o propósito da Brasil Nano casa perfeitamente com o propósito da Analítica, e isso trará muitos benefícios para ambas as instituições, fomentando um Brasil mais competitivo e forte”, argumenta.

A Brasil Nano, tem como seus objetivos: estimular a formação de recursos humanos, a geração de empregos qualificados, a elevação do patamar tecnológico da indústria nacional e a aceleração do desenvolvimento econômico do país por meio da gestão de pesquisas, projetos, programas e ações; promover o fornecimento de bolsas de pesquisa para estudantes de graduação e pós-graduação, em áreas afins a nanotecnologia; fomentar o avanço científico, tecnológico, da inovação e competitividade nacional das empresas brasileiras na área da nanotecnologia; entre outros.

Segundo dados da associação, o Brasil ocupa a 44º posição no ranking mundial de investimentos na área em mercado de trilhões de dólares. Nos últimos 15 anos, o Brasil investiu 591 milhões de reais, o equivalente a 39,4 milhões/ano, um valor pequeno considerando o crescimento das empresas e do mercado na área de nanotecnologia, não só no Brasil, como também no mundo.

Feira Analitica Latin America.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Frasco de laboratório com solução verde sobre fundo com estruturas químicas abstratas

Novas rotas, novas possibilidades: estratégia modular amplia o acesso a tiofenos arilados e expande o espaço químico para fármacos, materiais e sensores


Leia mais
Cientistas em laboratório moderno analisando dados no computador e no microscópio, com tubos de ensaio, representando controle de qualidade analítico.

A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco


Leia mais
profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novas rotas, novas possibilidades: estratégia modular amplia o acesso a tiofenos arilados e expande o espaço químico para fármacos, materiais e sensores
  • A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco
  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica