Alta umidade prejudica o armazenamento e estabilidade de medicamentos
A farmácia de manipulação é a melhor forma de personalizar um medicamento. Diferentemente dos medicamentos de laboratório que são produzidos em escala, para uso de forma generalizada, os medicamentos manipulados atendem a necessidades específicas. Geralmente, trata-se de estabelecimentos menores e com uma particularidade. Na grande maioria dos casos, o proprietário do estabelecimento é também o seu responsável técnico, ou seja o farmacêutico oficial.
Dentre as exigências para um ambiente onde se manipulam medicamentos, destinados, obviamente, a recuperação e preservação da saúde, está a higiene, devido a necessidade de total assepsia.
Mas há também uma inimiga silenciosa que jamais deverá frequentar as farmácias de manipulação: a umidade em excesso. Neste caso, especificamente, a umidade pode colocar em risco o uso final do produto, que é justamente um medicamento. O controle absoluto sobre a umidade do ambiente evita, num primeiro momento a proliferação de microrganismos o que significa o não surgimento de fungos, responsáveis pela formação de bolor e mofo. Essa ocorrência seria um desastre absoluto dentro de um ambiente destinado à saúde. Este é um dos motivos pelos quais o emprego do Desidrat em farmácias de manipulação é fundamental, mas não é o único.
A umidade na farmácia de manipulação é também responsável pela perda de material (matéria-prima e mesmo medicamentos já acabados). Como ali se trabalha com comprimidos, drágeas e elementos em pó, estes estão sujeitos aos efeitos da umidade. Em geral, são higroscópicos. O material em pó, inclusive, sujeita-se ao empedramento. A questão da umidade na farmácia de manipulação foi objeto de uma resolução da Anvisa, a RDC nº:67 que dispõem sobre as boas práticas farmacêuticas.
Determinar qual a pior consequência causada pelo excesso de umidade não é tarefa fácil. Mais importante, entretanto, é livrar o ambiente de manipulação de medicamentos de qualquer tipo de contaminação. Nesta luta, o grande aliado é o desumidificador de ar que confere aos componentes e a todo ambiente uma umidade ideal que deve ser 40% e 60%, exceto para o armazenamento de determinados medicamentos, onde deve-se manter abaixo de 40%.
A farmacêutica Márcia Bedeschi, atesta a eficiência de um Desidrat: “O equipamento atua na sala de armazenagem dos medicamentos, pois ao finalizar o processo do produto final é necessário que o mesmo seja mantido corretamente, dentro das Boas Práticas de Manipulação. O Desidrat garante a qualidade e estabilidade do produto, mantendo a umidade relativa do ambiente no nível que é preciso.”
Quer saber mais sobre controle de umidade nas Farmácias de Manipulação?