• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

ABNT publica Prática Recomendada de Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional

Com acesso gratuito, acaba de ser publicada a Prática Recomendada para máscaras de proteção respiratória de uso não profissional (ABNT PR 1002), um guia com orientações para métodos de ensaio, confecção e uso do acessório.

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) continua empenhada em contribuir na luta contra a pandemia covid-19, por isso acaba de publicar, de forma gratuita, mais uma publicação que vai ao encontro de iniciativas governamentais visando à produção e à oferta de equipamentos com qualidade e segurança. Trata-se da Prática Recomendada ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso.

Elaborada em tempo recorde, esta Prática Recomendada tem por base um documento francês (AFNOR SPEC S76-001). Seu objetivo é orientar e esclarecer dúvidas da sociedade brasileira sobre as máscaras de proteção respiratória de uso não profissional, métodos de confecção, uso e reuso, lavagem e secagem, tempo de utilização, descarte, entre outros.

É explicado na publicação que máscaras de proteção respiratórias “destinam-se a ser utilizadas por pessoas saudáveis que não têm sintomas clínicos de infecção viral e que não estão em contato com pessoas portadoras desses sintomas. Seu porte deverá ser limitado a meio período de utilização (máximo de 04 horas) tendo como objetivo fornecer proteção contra possível penetração viral na boca e na área do nariz de seu usuário ou de uma pessoa no seu entorno”.

O uso da máscara de proteção está previsto, por exemplo, para pessoas em trânsito ou em ambientes fechados com acesso ao público, visando proteger grupos de pessoas e evitando assim a disseminação de agentes infecciosos. O dispositivo não se destina, portanto, a ser utilizado por profissionais de saúde em contato com pacientes.

A ABNT PR 1002 junta-se agora às 32 normas técnicas já disponibilizadas gratuitamente para a sociedade, como ferramentas para orientar indústrias, fabricantes e profissionais da saúde a respeito de fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para enfrentamento da pandemia.

No dia 29 de abril, às 16h será realizado o lançamento oficial do documento em uma live nas redes sociais da ABNT, com a participação de autoridades do governo.

Para acessar e conhecer mais a Prática Recomendada ABNT PR 1002, clique aqui.

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Frasco de laboratório com solução verde sobre fundo com estruturas químicas abstratas

Novas rotas, novas possibilidades: estratégia modular amplia o acesso a tiofenos arilados e expande o espaço químico para fármacos, materiais e sensores


Leia mais
Cientistas em laboratório moderno analisando dados no computador e no microscópio, com tubos de ensaio, representando controle de qualidade analítico.

A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco


Leia mais
profissional aplicando esmalte em gel, reforçando segurança toxicológica e regulamentação Anvisa 2025

ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novas rotas, novas possibilidades: estratégia modular amplia o acesso a tiofenos arilados e expande o espaço químico para fármacos, materiais e sensores
  • A Virada Estratégica do Controle de Qualidade Orientado a Risco
  • Integridade de Dados Analíticos: o novo indicador de maturidade no controle de qualidade
  • Future Pharma reuniu líderes da indústria de Life Sciences
  • ANVISA proíbe TPO e DMPT: nova medida reforça segurança toxicológica em cosméticos para unhas em gel
  • Laboratórios Sustentáveis: Transformando Desafios Ambientais em Oportunidades de Inovação
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica