• A Revista Analytica é especializada em Controle de Qualidade das Industrias: Farmacêutica, Cosmética, Química, Biotecnologia, Meio Ambiente, Mineração e Petróleo.
analytica-blackanalytica-blackanalytica-blackanalytica-black
  • Home
  • Leia a Analytica
  • Notícias
  • Sobre
    • Analytica
    • Expediente
    • Anuncie
    • Publique na Analytica
    • Assine a Analytica
✕

Abiquim diz que ferramenta para aprimorar a gestão de substâncias químicas trará benefícios ambientais, econômicos e sociais

Em um passo importante para o desenvolvimento sustentável da indústria química, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei 6.120/2019, que cria o Inventário Nacional de Substâncias Químicas, visando à avaliação e ao controle dos riscos das substâncias químicas utilizadas em território nacional. A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que desde 2014 lidera no setor privado as discussões para esse marco regulatório, celebrou a aprovação do texto de autoria do Deputado Federal Flávio Nogueira (PT-PI). A matéria segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A Abiquim considera a aprovação do PL 6.120/2019 crucial para a indústria química, uma vez que promove maior segurança no uso desses produtos, protege a saúde dos trabalhadores e preserva o meio ambiente. “Além disso, garante uma previsibilidade regulatória, aumentando a competitividade internacional do setor ao atender exigências globais. O desenvolvimento econômico será um efeito colateral extremamente positivo”, completa o Presidente-Executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro.

Após aprovado, um Cadastro de Substâncias Químicas será responsável por formar o inventário, que reunirá uma base de dados pública sobre as substâncias importadas ou produzidas no Brasil. Além disso, a matéria define critérios e prazos para a inclusão de substâncias no cadastro, atribui responsabilidades a fabricantes e importadores das substâncias, e estabelece sanções a serem aplicadas em caso de infrações. Dois comitês devem ser criados: o Técnico de Avaliação de Substâncias Químicas e o Deliberativo de Substâncias Químicas, ambos compostos por especialistas nas áreas de meio ambiente, saúde, química, comércio e metrologia.

André Passos lembra que a Abiquim, em sua participação na Comissão Nacional de Segurança Química e nas discussões com os Poderes Executivos e Legislativo, liderou com subsídios a construção de uma plataforma sólida de controle das substâncias. “O PL 6120 é uma potente ferramenta para aprimorar a segurança da população, mas também iremos reduzir a concorrência desleal provocada por produtos não regulados, favorecendo e trazendo segurança jurídica para a indústria nacional”, acrescenta.

“Considerando o potencial das nossas cadeias produtivas, com a adoção de uma regulamentação mais alinhada aos nossos principais parceiros comerciais e fornecedores de matérias-primas, o setor químico tem a possibilidade de registrar uma expressiva expansão nos próximos anos”, finaliza o Presidente-Executivo da Abiquim.

Com origem na Câmara, sob autoria do Deputado Flávio Nogueira, o projeto já havia passado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática. Na CMA, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi relator ad hoc, apresentando o relatório favorável do Senador Beto Faro (PT-BA).

 

Gestão adequada

Na terça-feira (10), foi lançado em Brasília o projeto Gestão Adequada de Substâncias Químicas no Brasil. O special programme, assinado em maio de 2024, objetiva criar e fortalecer um sistema nacional para o inventário de substâncias químicas, a fim de melhorar a gestão interna destas substâncias, proporcionando ao país controle sobre o que é produzido, importado, exportado e utilizado. Em paralelo, auxiliará na efetiva implementação das convenções internacionais sobre substâncias químicas e resíduos, incluindo as convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo, a convenção de Minamata e o Marco Global sobre Substâncias Químicas.

Abiquim

Completando 60 anos em 2024, a Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A Associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha e contribui ativamente para as mudanças na legislação em prol da competitividade e desenvolvimento do setor e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. Ao longo dessas seis décadas de existência representando o setor químico, a Abiquim segue com voz ativa, dialogando com seus stakeholders e buscando soluções para que a indústria química brasileira faça o que vem fazendo de melhor: ser a indústria das indústrias.

 

Sobre a Indústria Química

Provedora de matérias-primas e soluções para diversos setores econômicos – agricultura, transporte, automobilístico, construção civil, saúde, higiene e até aeroespacial – a indústria química instalada no Brasil é a mais sustentável do mundo. Para cada tonelada de químicos produzida, ela emite de 5% a 51% menos CO2 em comparação a concorrentes internacionais, além de possuir uma matriz elétrica composta por 82,9% de fontes renováveis – no mundo, essa média é de 28,6%. Esta marca só foi possível graças a uma série de pesquisas, inovações e melhorias que foram introduzidas pela química ao longo dos anos, paulatinamente, como a eletrificação de equipamentos e produção in loco de energia renovável, bem como a migração de fontes fósseis para insumos alternativos, como o etanol.

 

*Com informações do Senado Notícias
Imagem – Proposta cria marco regulatório para substâncias químicas no Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

21 de agosto de 2025

Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.


Leia mais
21 de agosto de 2025

Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes


Leia mais
20 de agosto de 2025

Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura


Leia mais

Leia a última edição

permution
Ohaus

Últimas notícias

  • Novidade na Perfecta! Os Vent Filters chegaram para oferecer proteção eficiente contra contaminações em processos de filtragem de ar e gases.
  • Infecções hospitalares aumentam em até 55% o custo da internação e seguem como ameaça à vida de milhares de pacientes
  • Excelência em Análises Laboratoriais: Integrando Boas Práticas e Água Ultrapura
  • Especialista alerta para os riscos do consumo de medicamentos vencidos
  • Nova estratégia melhora a estabilidade de células solares de perovskita
  • ⚛️ III WebConferência de Análises Instrumentais ⚛️
© 2020 . All Rights Reserved. Revista Analytica