Lojas Renner S.A. investe em inovação e tecnologia com foco em sustentabilidade
Para a Lojas Renner S.A., a inovação é uma ferramenta que está a serviço da sustentabilidade. A companhia faz investimentos contínuos em tecnologias de ponta que contribuem com sua estratégia de moda responsável, voltada à oferta de produtos e serviços de menor impacto socioambiental. Por isso, a varejista atua como um agente de transformação do seu setor. O objetivo, que une colaboradores, parceiros e fornecedores, é construir um ecossistema de negócios mais sustentável e estimular seus clientes a fazerem escolhas mais conscientes.
Há mais de uma década a Lojas Renner S.A. assumiu a sustentabilidade como um dos seus valores corporativos mais importantes e, de lá para cá, vem evoluindo nessa jornada, sempre com um olhar de pioneirismo. Somente em 2023, o investimento anual total da companhia foi de R$ 889 milhões, sendo que aproximadamente 65% deste montante teve como destino iniciativas e projetos de inovação em diferentes áreas do negócio.
Um exemplo é o uso de motores de busca baseados em inteligência artificial (IA) para detectar em tempo real as tendências de moda a partir da coleta e análise de dados dos mercados nacional e internacional. A tecnologia consegue identificar os tipos de produtos que os consumidores mais desejam em cada momento e permite à empresa dimensionar com precisão os pedidos aos fornecedores para operar com estoques mais ajustados, sem produção excessiva nem desperdício de matérias-primas ao longo da cadeia produtiva.
Outra inovação é o hub de moda digital, que posicionou a Renner como referência nacional na indústria 4.0 aplicada ao varejo de vestuário. Este núcleo é formado por um time multidisciplinar que une conhecimentos, ferramentas e tecnologias para explorar o uso do 3D no desenvolvimento de produtos. Em 2022, por exemplo, a marca foi a primeira varejista do país a lançar uma coleção criada de forma totalmente digital, do início ao fim. O processo, que vem sendo estendido para várias linhas de produtos, inclui o desenho e a modelagem das peças com manequins virtuais produzidos a partir do escaneamento de corpos reais, a simulação de tecidos, texturas e estampas e a aprovação final. Tudo isto reduz o uso de insumos e, consequentemente, a geração de resíduos.
A qualidade também é um pilar importante da estratégia de sustentabilidade. Antes de entrar nas linhas de produção dos fornecedores, as roupas vendidas pela Renner passam por testes em um laboratório próprio para assegurar maior durabilidade a cada peça. Isso aumenta o ciclo de vida das roupas e dá aos consumidores a possibilidade de combinar itens de diferentes estilos e coleções ao longo do tempo.
Essa jornada é colaborativa. A Lojas Renner S.A. busca inovações dentro e fora da organização e, para isso, conta com uma área de inovação aberta que desenvolve parceria com dezenas de agentes, no Brasil e no exterior. Inclusive a companhia fez, em 2023, uma chamada pública de startups e selecionou duas delas, uma do Brasil e a outra da Alemanha, para se aproximarem da empresa e contribuírem ativamente com os desafios do futuro. Sustentabilidade se faz junto!
Matéria – GZH, RBS Brand Studio
para Lojas Renner
Imagem – A Lojas Renner S.A. conta com um hub de moda digital que usa tecnologia 3D para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, estimulando escolhas mis conscientes. Lojas Renner / Divulgação