fbpx

3º Seminário Mineração &X Comunidades terá participação da Ramboll

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Empresas, ONGs, governo e moradores discutirão, no evento, formas de se minerar estabelecendo relações sustentáveis

A Ramboll, multinacional de consultoria, engenharia e design, participará, nos dias 28 e 29 de agosto, do 3º seminário Mineração &X Comunidades, em Belo Horizonte (MG). Com atuação reconhecida por seu foco em sustentabilidade no setor de mineração, a Ramboll realizará, no evento, o painel “A visão sistêmica e integrada da Governança”, apresentado por Marcos Affonso Gomes, coordenador de projetos. Na ocasião, ele mostrará às empresas do setor mineral que é possível e mais eficiente para seus negócios ter um modelo de governança bem definido, integrado e embasado no conceito de resiliência, para fortalecer a relação entre a mineração e a comunidade, gerando ganhos para ambos os lados.

“Uma governança mais transparente e dialogada com as partes interessadas traz não só benefícios para a cidadania, sociedade e comunidade onde a mineradora está inserida, mas também fortalece uma lucratividade mais sustentável à empresa. Também é importante ressaltar que, ao contrário do que se imagina, o valor gasto não pode ser considerado como um custo, mas sim como um investimento estratégico que, se estruturada por uma governança externa com mais participação, pode trazer ganhos e benefícios para todos as partes envolvidas dentro de uma condução colaborativa no território de abrangência de cada unidade”, explica o coordenador de projetos da Ramboll.

Essa é uma tendência em todo o mundo e, segundo um estudo da Harvard Business School, empresas com forte política de investimento em ações sociais e ambientais obtiveram na última década melhor desempenho em relação ao lucro, se comparadas às empresas com baixo ou nenhum investimento socioambiental.

“O que tem sido notado no mundo é que as mineradoras que participam e desenvolvem uma governança externa mais ativa, geram confiança e conseguem se fortalecer inclusive em relação ao lucro no decorrer dos anos. Além disso, à medida que as empresas investem no diálogo contínuo com os cidadãos e agentes da comunidade, há ganhos tanto para a sociedade civil quanto para a própria empresa, pois se criam sistemas de colaboração e resolução de conflitos focados em resultados e benefícios compartilhados, que possibilitam a sustentabilidade do negócio na região”, finaliza.

A expectativa da empresa no 3º seminário Mineração &X Comunidades é a de compartilhar abordagens inovadoras para que o setor de mineração possa lidar com os problemas e desafios existentes sob uma nova perspectiva, que integra os interesses de investidores e do negócio às aspirações da sociedade, sem entrar em uma polarização com adversários dos extremos que limita o desenvolvimento de cenários de benefícios comuns.

Sobre o 3º seminário Mineração &X Comunidades

O 3º seminário Mineração &X Comunidades foi criado para debater os problemas resultantes da atividade de extração mineral e buscar a harmonização de pontos de vista dos diversos atores da mineração, ou seja, das empresas mineradoras, dos moradores de comunidades impactadas pela atividade e também de ONGs, instituições financeiras, órgãos governamentais, instituições e agências regulatórias.

Com o tema “Estabelecer relações sustentáveis”, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, das 9 horas às 18 horas, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Hotel, e conta com dezenas de empresas patrocinadoras e apoiadoras. A estimativa é que participem cerca de 250 profissionais e executivos do setor, ONGs e representantes da sociedade civil.

O evento tem apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).

Mais informações: Informações: mc@signuseditora.com.br ou (11) 3814 6899

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Cora 100: espectrômetro portátil, rápido e compacto da linha Raman Cora

A Anton Paar apresenta o mais novo membro da família de espectrômetros Raman Cora: o espectrômetro Raman de mão Cora 100, rápido e compacto, é perfeitamente adequado para a

Colunas para cromatografia gasosa da Zebrom tem qualidade internacionalmente reconhecida

A Zebrom produz colunas para cromatografia gasosa (GC) desenvolvidas por cientistas especializados da Phenomenex com a melhor tecnologia do mercado. Como comprovação de sua eficiência, foi reconhecida com três prêmios

Linha SafePack do Grupo Polar mantem estabilidade sob temperaturas extremas por muito mais tempo

Novas tecnologias, que foram apresentadas na 24 ª FCE Pharma, foram desenvolvidas para manter e garantir estabilidade sob temperaturas extremas por muito mais tempo  

15ª edição da Analitica Latin America traz Rodada de Negócios: espaço reservado para a efetivação de negócios

Reprodução de Analitica Latin America A Analitica Latin America, visando proporcionar mais oportunidades de negócios aos seus expositores, preparou uma novidade para esse ano. No

Revista Analytica: a revista do controle de qualidade industrial

Na edição simbólica de número 100 da Revista Analytica, trazemos dois grandes artigos para fornecer bases científicas para todos que atuam na área. No ramo

Seções
Fechar Menu