3º Seminário Mineração &X Comunidades terá participação da Ramboll

Empresas, ONGs, governo e moradores discutirão, no evento, formas de se minerar estabelecendo relações sustentáveis

A Ramboll, multinacional de consultoria, engenharia e design, participará, nos dias 28 e 29 de agosto, do 3º seminário Mineração &X Comunidades, em Belo Horizonte (MG). Com atuação reconhecida por seu foco em sustentabilidade no setor de mineração, a Ramboll realizará, no evento, o painel “A visão sistêmica e integrada da Governança”, apresentado por Marcos Affonso Gomes, coordenador de projetos. Na ocasião, ele mostrará às empresas do setor mineral que é possível e mais eficiente para seus negócios ter um modelo de governança bem definido, integrado e embasado no conceito de resiliência, para fortalecer a relação entre a mineração e a comunidade, gerando ganhos para ambos os lados.

“Uma governança mais transparente e dialogada com as partes interessadas traz não só benefícios para a cidadania, sociedade e comunidade onde a mineradora está inserida, mas também fortalece uma lucratividade mais sustentável à empresa. Também é importante ressaltar que, ao contrário do que se imagina, o valor gasto não pode ser considerado como um custo, mas sim como um investimento estratégico que, se estruturada por uma governança externa com mais participação, pode trazer ganhos e benefícios para todos as partes envolvidas dentro de uma condução colaborativa no território de abrangência de cada unidade”, explica o coordenador de projetos da Ramboll.

Essa é uma tendência em todo o mundo e, segundo um estudo da Harvard Business School, empresas com forte política de investimento em ações sociais e ambientais obtiveram na última década melhor desempenho em relação ao lucro, se comparadas às empresas com baixo ou nenhum investimento socioambiental.

“O que tem sido notado no mundo é que as mineradoras que participam e desenvolvem uma governança externa mais ativa, geram confiança e conseguem se fortalecer inclusive em relação ao lucro no decorrer dos anos. Além disso, à medida que as empresas investem no diálogo contínuo com os cidadãos e agentes da comunidade, há ganhos tanto para a sociedade civil quanto para a própria empresa, pois se criam sistemas de colaboração e resolução de conflitos focados em resultados e benefícios compartilhados, que possibilitam a sustentabilidade do negócio na região”, finaliza.

A expectativa da empresa no 3º seminário Mineração &X Comunidades é a de compartilhar abordagens inovadoras para que o setor de mineração possa lidar com os problemas e desafios existentes sob uma nova perspectiva, que integra os interesses de investidores e do negócio às aspirações da sociedade, sem entrar em uma polarização com adversários dos extremos que limita o desenvolvimento de cenários de benefícios comuns.

Sobre o 3º seminário Mineração &X Comunidades

O 3º seminário Mineração &X Comunidades foi criado para debater os problemas resultantes da atividade de extração mineral e buscar a harmonização de pontos de vista dos diversos atores da mineração, ou seja, das empresas mineradoras, dos moradores de comunidades impactadas pela atividade e também de ONGs, instituições financeiras, órgãos governamentais, instituições e agências regulatórias.

Com o tema “Estabelecer relações sustentáveis”, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, das 9 horas às 18 horas, em Belo Horizonte, no Ouro Minas Hotel, e conta com dezenas de empresas patrocinadoras e apoiadoras. A estimativa é que participem cerca de 250 profissionais e executivos do setor, ONGs e representantes da sociedade civil.

O evento tem apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).

Mais informações: Informações: mc@signuseditora.com.br ou (11) 3814 6899

Acesse a ultima edição da Analytica

Ultimas Notícias

Seções
Fechar Menu